Os fóruns pré-conferência têm por finalidade promover a discussão junto à sociedade civil e organizada de ações que contribuam para a solução de problemas enfrentados pelos SUS. Os fóruns são realizados antes da conferência para enriquecer os espaços de discussão e incentivar a participação de usuários nos dias que se realiza a conferência. A comissão organizadora foi formada pelos diversos setores da SMS, unidades de saúde, que definiu que seriam realizados 09 fóruns na zona urbana e rural, de modo que cada fórum iria abranger uma região da cidade. Os moradores e autoridades residentes em cada região foram convidados a participar através de panfletos de divulgação, pit stop nas áreas de cada fórum, trabalhos nas feiras municipais do município nos sábados e domingos, através de mídia rádio, TV, Facebook, WhatsApp, palestras nas empresas locais, igrejas reuniões em Cras e projetos escolares, e também das visitas dos agentes comunitários de saúde, salas de espera nas unidades de saúde. Cada fórum contou com a mesma metodologia de realização foi proferida palestras abordando os eixos pactuados para nortear os grupos de trabalho formados após as palestras. Cada grupo de trabalho apresentou os principais problemas relacionados aos eixos do seu grupo e o grande grupo propôs ações propostas para a solução destes problemas e um relatório foi elaborado para formar o relatório geral dos fóruns com as ações propostas de acordo com o tema para consolidação e apreciação e aprovação na conferência municipal. Os dados foram coletados a partir da exposição de painéis e formatados conforme andamentos das discussões durante as dinâmicas realizadas nos fóruns que consistiam em: cada grupo de trabalho apresenta os principais problemas relacionados aos temas do grupo e o grande grupo propõe ações para a solução destes problemas e um relatório é elaborado para formar o relatório geral dos fóruns com as ações propostas de acordo com o tema, ao qual este conselho de saúde já elaborou relatórios a diversos setores para resolutividade de algumas propostas práticas de resoluções. A participação da sociedade se mostrou bastante produtiva em discutir as problemáticas e propôs soluções para o enfretamento das mesmas fornecendo subsídios para a realização da 6º Conferência municipal de Saúde. Foram inúmeras propostas, onde todos se mostraram comprometidos e confiantes acreditando no controle social e em uma saúde publica oferecida com qualidade.
As conferências municipais de saúde são espaços de controle social em que estão reunidos usuários, trabalhadores, prestadores de serviço e gestores para discussão, reflexão e elaboração de propostas para implementação e melhoria de políticas públicas de saúde. No ano de 2015, o Conselho Nacional de Saúde convocou a 15ª Conferência Nacional de Saúde e estabeleceu prazos para a realização das etapas municipais e estaduais. Os fóruns pré-conferência municipal de saúde são eventos realizados para, de acordo com a temática definida para a conferência, discutir os problemas e propostas de soluções das regiões definidas do município para determinado fórum.
A contínua realização de fóruns pode constantemente fornecer dados das necessidades de cada região da cidade gerando demandas para o norteamento das políticas públicas de saúde. Lembrando que cada bairro nos mostrou que suas realidades são bem diferentes ais quais apresentaram propostas bem diferentes. Os fóruns pré-conferência se mostraram uma ferramenta muito útil para promover a participação da população nos debates e formulações de políticas que irão auxiliar na melhoria do Sistema Único de Saúde. Ainda pode-se concluir que as propostas elencadas durante os fóruns foram muito importantes no enriquecimento das proposições que serão apresentadas durante a conferência municipal. O sucesso é concreto, foram mais de mil e duzentos (1200) participantes durante a etapa da conferencia municipal, entre fóruns e a Conferencia municipal de saúde, que foi realizada na data dez e onze de julho de 2015. As palestras o envolvimento com os usuários e trabalhadores foram significantes, com mais de 150 propostas fundamentadas para melhoria da saúde pública de qualidades, moções de aplausos e repúdios, sendo considerada para equipe organizadora e população participante exitosa.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO