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Avaliação da Qualidade e Satisfação do Usuário do SUS com os Hospitais Conveniados

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:O objetivo principal é avaliar e acompanhar em locus os serviços prestados pelos hospitais credenciados para a ampliação da assistência à saúde no município de Primavera do Leste – MT.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS:É realizada visita diária aos pacientes usuários (internados nos referidos hospitais) do SUS, e neste momento é aplicado um questionário de forma e linguagem simples, onde os usuários respondem de acordo com as suas próprias percepções. Mensalmente é realizada uma reunião ordinária com os representantes dos hospitais, juntamente com a equipe de avaliação onde são apresentados os consolidados destas avaliações. De acordo com os resultados, é feito então a tomada de resoluções, com sugestões positivas para a melhora do serviço. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: A estratégia teve início em dezembro de 2013. Após um ano e meio de trabalho podemos avaliar os resultados satisfatoriamente positivos, pois todas as reclamações que surgiram no decorrer deste percurso e sugestões foram levadas até os gestores de cada hospital, sendo sanadas e acatadas para melhoria do serviço. Hoje a avaliação do serviço permanece contínua e podemos afirmar que o comprometimento de cada gestor envolvido neste projeto, tem se fortalecido a cada momento, trazendo assim benefícios para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2013 deslocamos com uma equipe técnica no Escritório Regional de Rondonópolis onde tirarmos todas as dúvidas e orientações sobre a gestão de leitos e contratualização hospitalar. Sendo que dentre os serviços disponibilizados para a ampliação da assistência à saúde no município de Primavera do Leste, alguns serviços são prestados por meio de contratualização Hospitalar, respeitando as diretrizes do SUS estabelecidas na Portaria 1.034 que dispõe sobre a participação complementar de instituições privadas de assistência à saúde no âmbito do Sistema único de Saúde. O processo da contratualização tem por finalidade acompanhar a resolutividade do cuidado hospitalar de maneira transparente e eficaz. O acompanhamento e a avaliação da efetividade do contrato celebrado entre as partes visam uma prestação de assistência integral à saúde dos usuários do SUS, particularmente na área de média complexidade, ambulatorial e hospitalar. Podemos destacar como colaboradores desta assistência a saúde aos usuários do SUS, os Hospitais:Hospital das Clínicas Primavera

A contínua realização das pesquisas irá fornecer dados das necessidades de melhoria na prestação de serviços dos hospitais gerando demandas para o norteamento de novas ações. As avaliações dos serviços prestados pelos hospitais conveniados mostraram uma ferramenta muito útil para promover a participação da população e formulações de políticas que irão auxiliar na melhoria do Sistema Único de Saúde.

Principal

Laura Leandra Moraes Portela de Queiroz

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Avenida São João Nº 30 – Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Laura Leandra Moraes Portela de Queiroz

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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