- Atenção Primária à Saúde
Tiago José de Souza
- 03 set 2024
Amapá
Reduzir o número de casos de malária, promovendo educação continuada aos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, integrando efetivamente nas ações de controle da malária, e emponderando os profissionais da Atenção Básica na temática. METODOLOGIA: Foram realizadas estratégias para alcançar eficácia das ações nas equipes da ESF, como: treinamentos, fórum e capacitações com temas voltados para vigilância, busca ativa, controle vetorial e atribuições de cada profissional no controle da malária. Posteriormente, foi trabalhado por categoria profissional e finalmente por equipe. Inicialmente, foi priorizando a detecção precoce dos casos de malária com orientações ao paciente para procurar a unidade de saúde mais próxima para o diagnóstico ou acionar os Agentes de Controle de Endemias, em casos de populações descoberta pela Estratégia Saúde da Família, e por fim o acompanhamento do tratamento supervisionado do paciente com malária.
No período de 2015 a 2016, o município apresentou aumento de casos de malária, caracterizado áreas de invasões, total de 1.064 casos em 2016. Neste ano o Programa Nacional de Controle da Malária, viabilizou um apoiador do Projeto no Controle da Malária, contribuindo nesse combate. Apresentaram estratégias para redução de casos, Integração da Atenção Básica e ações no controle da malária.
A presença do apoio técnico do PNCM contribuiu com a gestão local para direcionar ações de controle da malária após período crítico de surtos, permitindo a redução expressiva de casos e da incidência da doença no município. Ações de controle da malária no município, voltadas para o fortalecimento frente à Atenção Básica e à Vigilância em Saúde, foram fundamentais para a continuidade dos resultados obtidos na redução do número de casos da doença.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO