Olá,

Visitante

Fazendo a Diferença Com Estratégia é Possível Imunizar

Categoria não especificada

O presente trabalho tem como objetivo vencer desafios em busca de estratégias para a recuperação da meta de vacinação no município e recuperar a credibilidade junto a população para a importância da imunização. Nesse sentido, a gestão intensificou as ações com a implantação de uma equipe de imunização exclusiva, com responsável técnico enfermeiro, promovendo planejamento estratégico integrado as Equipes de Saúde da Família o que fortaleceu o processo de trabalho no alcance da meta proposta no Programa Previne Brasil em 2021, onde foram alcançados 100% do 5º indicador, apresentando como resultado a promoção e a prevenção das doenças imunopreveníveis.

Baixa cobertura vacinal, a pandemia da COVID-19 trazendo informações contrarias da confiabilidade das vacinas em geral, aliadas a duplicidade dos cadastros individuais no banco de dados do sistema e-SUS/AB, dificultando o monitoramento mensal no registro dos imunobiológicos e o acompanhamento vacinal por parte dos ACS no instrumento de validação de metas, chamado “cartão espelho”, para o cumprimento do indicador do Previne Brasil. Situação essa que traz como desafios a busca de estratégias para a recuperação da meta de vacinação e credibilidade junto da população.

Como prioridade o município investiu em uma equipe de imunização exclusiva, com responsável técnico enfermeiro nomeado, capacitada e familiarizada com os sistemas de informações de dados e realizando monitoramento com reunião de avaliação e planejamento estratégico para alcance das metas pactuadas na imunização e realização de educação permanente. Os destaques da integração das ESF em parceria com a equipe de imunização buscando o fortalecimento das ações realizou, busca ativa durante visitas domiciliares, educação em saúde direcionada aos usuários em diferentes locais estratégicos, tais como, utilização de redes sociais, rádio local, sala de espera das UBS, ações intersetoriais com a educação através do Programa Saúde na Escola, Ação Social, Instituições Religiosas e Comercias, todas com apoio do Conselho Municipal de Saúde. Realiza ainda, monitoramento mensal através de conferência dos registros vacinais no cartão espelho conduzido pelos ACS, acesso garantido da vacinação ao público alvo de acordo com a especificidade de cada imunizante.

As ações de imunização realizadas pela parceria das Equipes de Estratégias de Saúde da Família juntamente com a equipe da Imunização integrada aos ACS fortaleceram o processo de trabalho no alcance da meta proposta no Programa Previne Brasil, desde 2021 onde foram alcançados 100% do indicador, apresentando como resultado a promoção e a prevenção das doenças imunopreveníveis.

Principal

Keicyanne Neves do Egito

Coautores

Caltamidia de Vasconcelos e Silva Pereira MARIA DAS DORES ABREU FARIAS

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba