Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores: Projeto Libélula

Introdução: em Ibicaraí, o Programa de Controle de Endemias está voltado à prevenção, controle do vetor, prática educativa continuada, manejo clínico de paciente com dengue, zika, febre amarela e chikungunya, ações através de projetos objetivando a formação de agentes multiplicadores e a erradicação do vetor em criadores domésticos. Mesmo com o desenvolvimento destas atividades, existe uma necessidade de ampliação de ações alternativas voltadas ao controle biológico envolvendo os diversos setores, através da firmação de parcerias com outras instituições do município. O projeto utilizou em sua metodologia o uso da dialética e da pedagogia de projeto com o objetivo de desenvolver uma tecnologia de ação educacional baseada no protagonismo, por meio da realização de oficinas dinâmicas criando oportunidades para o participante desenvolver formas concretas de ações em cidadania, tornando se um agente multiplicador, através do trabalho integrado da equipe de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do município.

Finalidade da experiência: a formação de agentes multiplicadores para prevenção, erradicação do vetor em criadores domésticos e combate biológico através do plantio da cratolária breve flora planta que atraí a libélula predadora natural do Aeds aegypti em caqueiros ecológicos construídos pelos alunos da rede municipal de ensino.

Conclusões: conclui-se, mesmo diante de tal situação que, no nível local, há potencial para transformar a organização do trabalho em saúde e atender as necessidades de saúde da população, através da operacionalização Vigilância à Saúde. O projeto fez a cobertura em toda Rede Municipal de ensino realizado em todos os turnos onde os participantes apresentaram entusiasmo e responsabilidade e compromisso com as ações desenvolvidas. 45% por cento das sementes obtiveram pleno desenvolvimento. Lista de freqüência, reportagens, vídeos e imagens fotográficas. Avaliação qualitativa ao final de cada oficina e o monitoramento realizado pelos professores referente ao crescimento das plantas.

Principal

Anilma Franca Lacerda

anilmalacerda@hotmail.com

Coautores

Anilma Franca Lacerda

A prática foi aplicada em

Ibicaraí

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Ibicaraí, BA, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas