Olá,

Visitante

Estruturação do Processo de Trabalho nas Salas de Vacina, no Intuito de Organizar Os Serviços Com Foco nos Indicadores do Previne Brasil

Categoria não especificada

Este trabalho foi desenvolvido junto às equipes de Saúde da Família da Atenção Primária (APS) do município de Manga/ MG, no intuito de apresentar; discutir; pactuar e organizar as ações e atividades desenvolvidas pelos profissionais nas salas de vacina da APS. Construindo por meio da reorganização do processo de trabalho, a evolução e a melhoria tanto na quantidade quanto na qualidade das ações desenvolvidas, o que pode ser observado através do alcance das metas do indicador cinco do Previne Brasil, configurando, assim, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da Política Nacional de Imunização como política pública.

A partir da análise e reflexão dos dados disponibilizados no SISAB e da Pesquisa ImunizaSU foi observado que havia uma divergência entre os dados que eram enviados a coordenação e os dados presentes nos sistemas de informação. E para além disso, os indicador de vacinação do Previne Brasil apresentava-se bem abaixo da meta prevista pelo Ministério da Saúde. Além disso, não havia padronização dos processos de trabalho desenvolvidos nas salas de vacina para acompanhamento dos indicadores de vacinação em especial o indicador cinco do Previne Brasil, fez-se necessário padronizar uma forma para monitoramento.

Diante disso do problema identificado, foi proposto a realização de monitoramento por meio de relatórios extraídos dos sistemas de informação contendo dados relacionados ao estado de vacinação das crianças da área de abrangência. Inicialmente esses relatórios foram extraídos e encaminhados as equipes de sala de vacina com discussão acerca dos dados e do processo a ser implementado em que seriam envolvidos todos os profissionais das equipes. Além disso, foram elaboradas ferramentas de orientação, registro e acompanhamento mensal: 1) Documento orientador contendo as definições de critérios e metas para todas as categorias profissionais, tendo como base os indicadores do Previne Brasil. 2) Ficha de Registro de Produção Mensal para acompanhamento sistemático das ações a serem avaliadas, primeiramente, pela coordenação da unidade de saúde e, posteriormente, pela coordenação de Atenção Primária. 3) Planilha de acompanhamento e monitoramento de Gratificação do Previne Brasil, a ser preenchida e avaliada pela coordenadora da unidade de saúde.

Foram realizados encontros para planejamento, organização e estruturação do processo de trabalho das equipes da APS com participação ativa dos profissionais. Para tanto foram realizados momentos de discussão para planejamento e pactuação de metas, não houve resistências dos profissionais. Após a adesão de avaliação dos relatórios mensalmente em que os profissionais da sala de vacina se responsabilizam por esta ação e repassavam aso ACS para busca ativa e implementação das ferramentas de monitoramento, observou-se aumento da cobertura vacinal. Vale ressaltar a necessidade de sensibilização quanto a importância da imunização na prevenção de doenças imunopreviníveis, bem como a realização de um trabalho integrada entre os profissionais, fortalecendo dessa forma, o Programa Nacional de Imunização, o que pode observado com o alcance dos resultados do Previne Brasil ao longo destes últimos dois anos.

Principal

SANDRA ALEXANDRA BEZERRA MAIA

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
A potência do microplanejamento no fortalecimento das ações de imunização em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Aperfeiçoamento e segurança: impacto do trabalho multiprofissional na farmácia básica de Queimadas/PB
Paraíba
Práticas
Abordagem multiprofissional a usuários em processo de reabilitação física em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba
Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba