Olá,

Visitante

Experiência de Implantação do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais na Modalidade Física e Digital

Durante a organização de descentralização (estado – município) dos serviços oferecidos pelo CRIE – Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, foi criado no sistema Aprova Digital, um formulário on-line de solicitação de imuno especiais e de forma presencial, se assim desejar, no intuito de diminuir o tempo de espera entre a solicitação, avaliação da coerência do pedido, bem como a administração do imunobiológico. O sistema é utilizado pelos 33 municípios das Macrorsegiões de Patos de Minas e Unaí.

Um dos maiores desafios encontrados no SUS é a morosidade dos processos internos e com a informatização da solicitação de imunobiológicos especiais para os 33 municípios das Macrorregiões de Patos de Minas e de Unaí, houve uma redução no tempo de espera para o recebimento dos imunobiológicos especiais, com o atendimento presenciaa liberação e a aplicação imediata de imunobiológicos especiais ocorre de forma imediata e uma equipe exclusiva e capacitada para orientar e treinar os demais profissionais da rede de atenção à saúde houve um aumento das solicitações desses imunobiológicos especiais.

Com a criação do sistema online de solicitação de imunobiológicos especiais no Aprova Digital, hove a redução do prazo de avaliação das solicitações de imunobiológicos especiais de uma média de 30 dias para minutos. A liberação e a aplicação passou a ser imediata em pacientes que optarem pelo atendimento presencial. Hoje contamos com 02 médicos, sendo um pediatra e um infectologista, 02 enfermeiros e 02 técnicos de enfermagem, todos capacitados para o atendimento presencial, avaliação on-line e para realizar orientações e treinamento com os profissionais da rede de atenção à saúde dos 33 Municípios, aumentando assim o número de solicitações enviadas ao CRIE e diminuição do número de negativas (indeferimentos), do número de indivíduos portadores de quadros clínicos especiais imunizados e da satisfação do usuário em relação a qualidade dos serviços prestados .

Através da implantação do formulário de solicitação de imunobiológicos especiais no sistema Aprova Digital, houve um ganho de produtividade considerável na liberação de imunobiológicos, redução de custos operacionais e melhora da satisfação dos pacientes atendidos. Com a implantação do atendimento presencial, houve redução da morosidade dos processos para disponibilização dos imunobiológicos especiais. A redução do tempo de atendimento também contribuiu para minimizar as perdas vacinais, já que a rotatividade dos imunobiológicos aumentou consideravelmente, impactando consequentemente nos custos operacionais da manutenção dos estoques.

Principal

LILIAN SILVA RODRIGUES MARINHO

Coautores

ANA CAROLINA MAGALHÃES CAIXETA , LILIAN ALVES SILVA AMORIM , VANESSA VIEIRA CAIXETA BORGES, ENICE MARQUES DA COSTA

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba