Estudo comparativo dos indicadores financeiros do município de Sobral (CE) entre os anos de 2013 e 2017

Indicadores são ferramentas fundamentais para acompanhamento das aplicações recursos mínimos em saúde, para avaliação da capacidade de arrecadação do ente e do nível de dependência desse em relação aos demais entes federados (BRASIL, 2013). Para Gonçalves e Sampaio (2015), os indicadores de saúde podem ser conceituados como parâmetros utilizados com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios ao planejamento de saúde, permitindo acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A compreensão da evolução dos indicadores financeiros da saúde no município de Sobral (CE), justifica o interesse pela pesquisa, que irá comparar os resultados relacionados a cinco anos de gestão e contribuirá para a tomada de decisão dos gestores no direcionamento dos recursos financeiros na economia de escala.

Comparar os indicadores financeiros de saúde do município de Sobral (CE) entre os anos de 2013 e 2017, identificando os dados financeiros através da plataforma Sistema de Informações sobre Orçamentos Público em Saúde (SIOPS) realizando um comparativo A pesquisa do tipo exploratório, transversal, analítico e quantitativo, que utilizou dados públicos, disponíveis no Siops. O Siops é um sistema de coleta e processamento de dados sobre receitas totais e gastos com ações e serviços públicos de saúde das três esferas de governo. Esse sistema é uma referência para o acompanhamento, a fiscalização e o controle da aplicação dos recursos vinculados em ações e serviços públicos de saúde. São analisados os valores percentuais aplicados pelas diferentes esferas de governo e comparados aos valores mínimos previstos para o período de transição da EC-29. (CAMPELLI E CALVO, 2007).

Observa-se que o município de Sobral vem investindo na Atenção Básica em uma média de 47% da sua despesa está voltada para a atenção básica. A taxa de mortalidade infantil no município de Sobral teve uma redução significativa nos últimos anos. Iniciativas relevantes adotadas pelo município, como: a implantação da estratégia Trevo de Quatro Folhas, em 2001, e a implantação do Comitê Municipal de Prevenção à Materna, Perinatal e Infantil contribuíram para essa redução (SOBRAL, 2017). Nessa perspectiva, o município de Sobral, investindo em atenção básica, tem buscado o desenvolvimento de programas, projetos e ações, nas diversas políticas setoriais para uma efetiva redução da mortalidade infantil.

Principal

Tereza Doralúcia Rodrigues Ponte

terezadoralucia@hotmail.com

Coautores

Antônia Marcia Macêdo De Sousa, Maria Lucila Magalhães Rodrigues,

A prática foi aplicada em

Sobral

Sobral

Sobral

Sobral

Sobral

Sobral

Sobral

Sobral

Sobral

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Sobral (CE)

R. dos Tabajaras, 268 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-510, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Gerardo Cristino Filho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

08 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas