Olá,

Visitante

Estratégias para Ampliação da Cobertura Vacinal Durante a Pandemia da Covid-19 e Aumento Das Coberturas Vacinais no Município de Presidente Prudente

Categoria não especificada

A COVID-19 é a maior pandemia da história recente na humanidade causada pelo novo coronavírus. A vacinação foi uma das ações em saúde de maior eficiência, tendo grande impacto na redução da mortalidade e aumento no número de novos casos. Neste cenário foi necessário ampliar as estratégias de imunização municipal contra a COVID-19 já que as 28 salas municipais de imunização, naquele momento, não eram suficientes para atender o público-alvo que, gradativamente, foi sendo ampliado conforme novas doses eram disponibilizadas. Considerando as enormes filas nas unidades de saúde, foram criadas diversas estratégias de ampliação da vacinação, como drive thru, plantões noturnos, vacinação casa a casa e a principal e de maior alcance populacional, o Vacina Fest, tendo sua primeira edição com funcionamento de 24 horas ininterruptas de vacinação, no Paço Municipal, região central, de fácil acesso e locomoção.

Com a ampliação gradativa no fornecimento dos imunizantes todas as faixas etárias foram sendo incluídas no calendário vacinal e assim foi verificado que as salas de vacina do município não eram suficientes para atender o público alvo de uma campanha tão grande, pois estavam sendo formadas longas e demoradas filas de espera para vacinação nas Unidades de Saúde e estas não estavam conseguindo atender a população em seu horário de funcionamento.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além das 27 salas de vacina disponíveis no município naquele momento, adotou novas alternativas para que a população tivesse acesso as vacinas. A modalidade drive-thru foi utilizada para aqueles com idade superior a 80 anos. Além disso, a gestão municipal realizou diversos plantões noturnos nas unidades de saúde, e vacinações em dias especiais para os “atrasados”. No mês de julho, seis meses do início da vacinação e o alvo da campanha já contemplando o público de até 30 anos de idade, 55,1% da população estava imunizada, sendo 126.836 pessoas com a primeira dose, e 49.493 que completaram o esquema vacinal com as duas ou dose única, totalizando 176.329 vacinas aplicadas. Com o objetivo de imunizar os moradores acima de 18 anos, e aqueles que ainda não haviam conseguido tomar a dose, a SMS criou a primeira edição do ‘Vacina Fest’, evento realizado no estacionamento do Paço Municipal, com duração de 24 horas que resultou na aplicação de mais de 3.600 doses da vacina. Essa estratégia foi criada com o objetivo de atingir o maior número de munícipes, diminuindo as filas nas unidades de saúde e permitindo que o morador recebesse a vacina sem prejuízo no seu horário de serviço, podendo comparecer no horário que melhor adequasse a sua rotina. Para essa estratégia foram mobilizados em torno de 100 profissionais, envolvendo diversos seguimentos e secretarias, como Secretaria de Saúde, Secretaria de Tecnologia, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria da Cultura, Secretaria de Esporte e parceria com as universidades do município. Considerando a adesão da população e o objetivo atingido, a SMS deu continuidade em mais 8 edições, totalizando 9 eventos Vacina Fest, passando a incluir também a oferta de todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, ampliando a cobertura vacinal dos munícipes, tanto para Covid 19, quanto as demais vacinas, oportunizando aqueles que se encontram em atraso com alguma vacina.

Com a evolução da pandemia da COVID-19 e o andamento do Plano Nacional de Imunização, várias estratégias foram adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para atingir o público-alvo e proporcionar mais possibilidades de acesso à população. A estratégia “Vacina Fest” foi a que possibilitou a aplicação do maior número de doses.

Principal

Marilia Wittica Pinheiro Giolo

Coautores

Vania Maria Alves Silva , Denise Campanharo , Breno Luis Erbela Casari , Danielle Araujo Borsari

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro