- Atenção Primária à Saúde
RAYZÉ DA SILVA GOMES
- 05 set 2024
Amapá
O câncer é um sério problema de saúde pública, com impactos significativos em níveis epidemiológicos, sociais e econômicos, tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2019), o câncer de mama é o mais prevalente e mortal entre as mulheres brasileiras, enquanto o câncer de colo do útero ocupa o terceiro lugar em incidência (INCA, 2022). Essa realidade destaca a necessidade urgente de estratégias eficazes de prevenção e rastreamento para melhorar os índices de detecção precoce e tratamento. No município de Tartarugalzinho localizado na região norte do Estado do amapá, a 224km da capital, foram intensificadas estratégias de acompanhamento e rastreamento do público alvo de mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos para realização de métodos preventivos do CCU e câncer de mama no ano de 2023, com planejamento da Coordenação de Atenção Primária a Saúde (CAPS) e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantado o “Cartão de Acompanhamento da Mulher: Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e Mamografia” no município de Tartarugalzinho-AP, para auxiliar no acompanhamento pelo profissional e pela mulher. O número de mulheres na faixa etária de acompanhamento para câncer de colo do útero e câncer de mama tem aumentado constantemente no município. Para aprimorar o monitoramento e o rastreamento, surgiu a motivação de criar um instrumento que melhore esse acompanhamento, buscando conquistar a confiança das mulheres. O objetivo é oferecer orientações, valorizar as pacientes e proporcionar acesso à sua rotina de exames, incentivando-as a participar ativamente desse processo de cuidado e prevenção.
• Implantação e implementação do “Cartão de Acompanhamento da Mulher: Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e Mamografia” no município de Tartarugalzinho.
Objetivos específicos
• Incentivar a adesão ao exame preventivo (PCCU) pelas mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos;
• Alcançar metas do indicador nº 4 de citopatológico no Previne Brasil;
• Realizar acompanhamento da realização de mamografia das mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.
• Implementação de ações educativas para CCU e CA de mama e implantação do “Cartão de Acompanhamento da Mulher: Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e Mamografia”.
O município de Tartarugalzinho iniciou oferta de exame PCCU em 2021, antes se realizavam os exames anualmente pela carreta do amor com quantitativo limitado, com o acesso ao exame pelo município foi necessário montar estratégias
para incentivar a adesão do exame pelas mulheres na faixa etária. Além de trabalhar sobre o CCU, também agregou-se sobre a temática do CA de mama. Em 2022 observou-se ainda uma baixa adesão do exame nos dois primeiros quadrimestres, no ultimo teve um avanço alcançando 59% de cobertura no indicador do previne brasil, no início de 2023 teve queda de 1% em comparação ao quadrimestre anterior, diante disso, foram implementadas as ações estratégicas para alcance desse público alvo, desenvolvendo ações de educação em saúde abordando sobre CCU e CA de mama, orientações sobre os exames preventivos, o cartão de acompanhamento da mulher foi implementado e teve uma aceitação positiva pelas mulheres, sentindo-se valorizadas, gerando confiança nos profissionais e melhorando o acompanhamento e monitoramento desse público. Como resultados dessas ações o município de Tartarugalzinho teve aumento na cobertura do citopatológico no 2º quadrimestre de 2023 com 61% e no 3º com 67%.
Esta experiência trouxe resultados positivos e alcance dos objetivos traçados, foi possível implementar o cartão de acompanhamento da mulher agregado as ações educativas sobre as temáticas, como consequência obteve-se aumento da adesão ao exame PCCU e da cobertura de citopatológico no Previne Brasil, nesse contexto, também foi possível desenvolver educação em saúde voltado ao CA de mama que também é inserido em acompanhamento conjunto com CCU no cartão, o município implantou um instrumento de acompanhamento e conseguiu implementar as estratégias através das equipes de ESF, obtendo êxito nas ações com a valorização da saúde da mulher.
Rua Alameda Eucalipto, 657. Bairro: Felicidade. Cidade: Tartarugalzinho
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO