Estratégias de monitoramento e acompanhamento da mulher: câncer de colo de útero e câncer de mama

O câncer é um sério problema de saúde pública, com impactos significativos em níveis epidemiológicos, sociais e econômicos, tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2019), o câncer de mama é o mais prevalente e mortal entre as mulheres brasileiras, enquanto o câncer de colo do útero ocupa o terceiro lugar em incidência (INCA, 2022). Essa realidade destaca a necessidade urgente de estratégias eficazes de prevenção e rastreamento para melhorar os índices de detecção precoce e tratamento. No município de Tartarugalzinho localizado na região norte do Estado do amapá, a 224km da capital, foram intensificadas estratégias de acompanhamento e rastreamento do público alvo de mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos para realização de métodos preventivos do CCU e câncer de mama no ano de 2023, com planejamento da Coordenação de Atenção Primária a Saúde (CAPS) e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantado o “Cartão de Acompanhamento da Mulher: Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e Mamografia” no município de Tartarugalzinho-AP, para auxiliar no acompanhamento pelo profissional e pela mulher. O número de mulheres na faixa etária de acompanhamento para câncer de colo do útero e câncer de mama tem aumentado constantemente no município. Para aprimorar o monitoramento e o rastreamento, surgiu a motivação de criar um instrumento que melhore esse acompanhamento, buscando conquistar a confiança das mulheres. O objetivo é oferecer orientações, valorizar as pacientes e proporcionar acesso à sua rotina de exames, incentivando-as a participar ativamente desse processo de cuidado e prevenção.

• Implantação e implementação do “Cartão de Acompanhamento da Mulher: Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e Mamografia” no município de Tartarugalzinho.
Objetivos específicos
• Incentivar a adesão ao exame preventivo (PCCU) pelas mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos;
• Alcançar metas do indicador nº 4 de citopatológico no Previne Brasil;
• Realizar acompanhamento da realização de mamografia das mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.
• Implementação de ações educativas para CCU e CA de mama e implantação do “Cartão de Acompanhamento da Mulher: Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e Mamografia”.

O município de Tartarugalzinho iniciou oferta de exame PCCU em 2021, antes se realizavam os exames anualmente pela carreta do amor com quantitativo limitado, com o acesso ao exame pelo município foi necessário montar estratégias
para incentivar a adesão do exame pelas mulheres na faixa etária. Além de trabalhar sobre o CCU, também agregou-se sobre a temática do CA de mama. Em 2022 observou-se ainda uma baixa adesão do exame nos dois primeiros quadrimestres, no ultimo teve um avanço alcançando 59% de cobertura no indicador do previne brasil, no início de 2023 teve queda de 1% em comparação ao quadrimestre anterior, diante disso, foram implementadas as ações estratégicas para alcance desse público alvo, desenvolvendo ações de educação em saúde abordando sobre CCU e CA de mama, orientações sobre os exames preventivos, o cartão de acompanhamento da mulher foi implementado e teve uma aceitação positiva pelas mulheres, sentindo-se valorizadas, gerando confiança nos profissionais e melhorando o acompanhamento e monitoramento desse público. Como resultados dessas ações o município de Tartarugalzinho teve aumento na cobertura do citopatológico no 2º quadrimestre de 2023 com 61% e no 3º com 67%.

Esta experiência trouxe resultados positivos e alcance dos objetivos traçados, foi possível implementar o cartão de acompanhamento da mulher agregado as ações educativas sobre as temáticas, como consequência obteve-se aumento da adesão ao exame PCCU e da cobertura de citopatológico no Previne Brasil, nesse contexto, também foi possível desenvolver educação em saúde voltado ao CA de mama que também é inserido em acompanhamento conjunto com CCU no cartão, o município implantou um instrumento de acompanhamento e conseguiu implementar as estratégias através das equipes de ESF, obtendo êxito nas ações com a valorização da saúde da mulher.

Principal

LIZANDRA LEAL DE SOUSA

lizandraleal30@gmail.com

COORDENADORA DA ATENÇÃO BÁSICA DE TARTARUGLZINHO

Coautores

LIZANDRA LEAL DE SOUSA

A prática foi aplicada em

Tartarugalzinho

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Alameda Eucalipto, 657. Bairro: Felicidade. Cidade: Tartarugalzinho

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

21 set 2024

CADASTRO

21 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas