Olá,

Visitante

Estratégias de Coberturas Vacinais no Município de Santa Rita do Novo Destino e Seus Impactos na População

Categoria não especificada

A cidade de Santa Rita do Novo Destino- GO, localiza-se no centro oeste goiano, essa região teve seu processo de ocupação pautado na agricultura, desde a segunda metade do século XX. Atualmente o município é composto por dois povoados, sendo eles: Verdelândia e Placa, contando com assentamentos e populações tradicionais quilombolas. O município limita-se com: Barro Alto, Goianésia, São Luís, Hidrolândia, Uruaçu e Niquelândia. Situa – se na região do Vale do São Patrício numa área territorial de 1.700,90 quilômetros quadrados, distante de Goiânia (capital do Estado) 199 quilômetros e de Brasília (capital Federal) aproximadamente 252 quilômetros. A produção de açúcar e álcool é a atividade econômica de maior relevância. A população residente, de acordo com o IBGE é de aproximadamente 3. 359 habitantes. OBJETIVO: Descrever as estratégias que o município de Santa Rita do Novo Destino utilizou para o êxito nos resultados obtidos para uma alta cobertura de meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Para alcance dos resultados positivos, as estratégias executadas primeiramente são: realizadas ações de comunicação efetiva entre população e profissionais através de busca ativa dos ACS, equipe multiprofissionais, mídias locais, confecção de cards informativos, rádio local e redes sociais. Outro fator importante é o gerenciamento adequado dos recursos humanos, isto é, além de contar com a eficiência do funcionário da sala de vacina, é preciso também identificar o perfil profissional. Além disso, um outro fator que corrobora para o avanço nas estratégias é a capacitação e educação permanente dos profissionais envolvidos, priorizando pela não rotatividade dos mesmos. Há que se destacar que uma das peças fundamentais para o sucesso desse avanço é o sistema de informação, pois todas as nossas UBS são informatizadas, de forma que as digitações são realizadas em tempo real, permitindo que as mesmas sejam autênticas. O Programa Saúde na Escola é também um projeto relevante visto que, realizamos vacinação in loco nas escolas bem como avaliação da Caderneta de Vacinação, mantendo-as em dias. A facilidade do acesso à vacinação extra muro em campanhas, otimizando o tempo e acessibilidade dos usuários enfatizando principalmente os moradores da zona rural.

Os resultados alcançados pelo município de Santa Rita do Novo Destino nos anos de 2021,2022 e 2023 nos impulsiona a avançar ainda mais em capacitações e treinamentos bem como nos leva a refletir que podemos melhorar o alcance das metas e quem sabe nos desafiar a uma cobertura ainda melhor. É perceptível que o nosso município conta ainda com distintos desafios a serem enfrentados, dentre eles, a extensão territorial, áreas descobertas por ACS, a escassez de recursos humanos, a omissão de alguns pais devido a falta de conhecimento da importância da vacinação, assim pensando reconhecemos a necessidade de estar em constante processo de aprendizado para que assim alcancemos nosso objetivo maior.

As estratégias institucionais pensadas para melhor alcance de nossas metas seriam mapeamento de pessoas não vacinadas, cobertura das áreas ainda não coberta pelos ACS, melhorar as divulgações e mobilizações sociais sobre a importância da imunização, realizar supervisão das salas de vacinas municipais prezando pela qualidade dos imunobiológicos, aquisição de veículos para auxilio nas zonas rurais e povoados, investimentos com disponibilização de câmaras refrigeradas de acordo com a quantidade de salas de vacinas.

Verificou-se que as ações de imunização do município de Santa Rita do Novo Destino teve um destaque considerável no que tange as coberturas vacinais, mediante ações efetivas realizadas através de colaboradores responsáveis e compromissados com a qualidade da saúde pública, zelando também pela prevenção e promoção da saúde. Chegamos à conclusão que, apesar de inúmeros desafios ainda propostos, estamos no caminho certo, direcionando os profissionais, melhorando a comunicação entre a sociedade e profissional, utilizando os meios de comunicação eficaz para alcance da população e capacitando a equipe sempre que necessário, utilizar-se do sistema de informação em tempo hábil.

Principal

Isaura Vieira da Cunha

Coautores

Ladyanne Araújo dos Santos, Cléria Santos de Carvalho, Benedita Mendes

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro