Diadema apoia a recomendação da OMS e do MS de amamentar por dois anos ou mais, exclusivamente no peito nos seis primeiros meses. O Plano Municipal de Saúde (2018-2021) estabelece diretrizes para garantir o acesso a serviços de qualidade, implementar a Estratégia Nacional de Promoção do Aleitamento Materno e da Alimentação Complementar Saudável e criar uma cultura de respeito e apoio à amamentação para promover a saúde da mulher trabalhadora e do bebê, trazendo benefícios à sociedade. A área de Vigilância à Saúde divulga as orientações da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Mamadeiras, Bicos e Chupetas (NBCAL), que regulam o mercado de produtos destinados a crianças até 3 anos, e à instalação de salas de apoio à amamentação nos locais de trabalho. Assim, as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador contribuem no incentivo, apoio, promoção e proteção à alimentação saudável na infância e a Estratégia Nacional.
Implementar estratégias que visam promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito da Vigilância à Saúde; divulgar e verificar o cumprimento das normas – a NBCAL; apoiar e incentivar à instalação de salas de apoio à amamentação nos locais. Em 2018, o Departamento de Vigilância à Saúde passou a integrar os grupos de trabalho da Secretaria de Saúde, no âmbito da Atenção Básica, cuja tarefa relaciona-se à diretriz de incentivo à amamentação e alimentação saudável (GT Programa Saúde nas Escolas). A Vigilância à Saúde integra o grupo composto pela área de Atenção Básica e Secretaria de Educação. as iniciativas estão direcionadas à saúde das crianças relacionadas à prevenção de doenças e incentivo aleitamento materno (GT Tutoras da Rede Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) Diadema). As vigilâncias Sanitária e da Saúde do Trabalhador atuam com foco nas ações voltadas ao cumprimento das normas – a NBCAL – e de incentivo à instalação das salas de apoio à amamentação.
Produção do Guia para implantação de salas de apoio encaminhamento de 400 comunicados para as drogarias e supermercados com as orientações sobre NBCAL pactuação de fluxos de atualização da vacinação infantil com a Secretaria de Educação participação na Oficina da Mulher Trabalhadora que Amamenta para formação de tutores revisão dos protocolos de limpeza ambiental e higiene pessoal e estocagem de leite materno pesquisa com empresas para mapear a situação referente às salas de apoio à amamentação nos locais de trabalho inspeções em supermercados e drogarias referente à NBCAL orientações referentes à instalação das salas de Apoio a amamentação em todas inspeções instalação da primeira sala de apoio a amamentação em creche municipal. O Departamento de Vigilância à Saúde estruturou ações integradas de promoção à saúde voltadas ao apoio ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses e da alimentação complementar saudável. Capacitou os técnicos para fiscalização e profissionais de saúde para o monitoramento da comercialização. Almeja-se contribuir para que mudanças significativas se operem no município em relação à diminuição da mortalidade materno-infantil e ao desenvolvimento infantil saudável.
Avenida Antônio Piranga, 614 - Centro, Diadema - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO