Olá,

Visitante

Implantação do Comitê de Transmissão Vertical Hiv e Sífilis no Município de São José/Sc

A sífilis congênita e a transmissão vertical pelo vírus do HIV, ainda permanecem como um problema de saúde pública e sua ocorrência evidencia falhas, particularmente da atenção ao pré-natal, pois o diagnóstico precoce e o tratamento em gestantes e suas parcerias, são medidas simples e efetivas na sua prevenção.Diante disso, o Ministério da Saúde, no âmbito das ações da “RedeCegonha”, promove a ampliação da detecção precoce e tratamento do HIV e da sífilis em gestantes, para que metas sejam atingidas.o município de São José apresentou nos anos de 2017 e 2018, zero casos de transmissão vertical pelo HIV, 41 e 52 casos notificados de sífilis congênita respectivamente. Considerando a meta nacional de 0,5caso/1000 nascidos vivos, decidiu-se implantar o comitê de investigação de transmissão vertical com o objetivo de investigar os casos notificados, melhorar a qualidade de assistência às gestantes com HIV/Sífilis e propor medidas para reduzir a transmissibilidade vertical no município.

Melhorar a qualidade da assistência das gestantes com Sífilis e HIV e dos recém-nascidos. Controlar do número de casos de sífilis gestacional e congênita. Executar ações conjuntas entre serviços de saúde nas esferas governamentais, visando à redução Setores e instituições elencados para participar do Comitê elegeram seus representantes titulares e suplentes de acordo com a experiência na área de conhecimento. o inicio das atividades do Comitê foi em fevereiro de 2018 e participam representantes das instituições que compõem a Rede de Atenção a Saúde no município: Hospital Regional de São José Homero de Miranda Gomes, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Programa Saúde da Criança, Programa Saúde da Mulher, Diretoria de Atenção Primária, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Centro de Vigilância em Saúde. Reuniões mensais são realizadas na Prefeitura Municipal de São José, tendo como atividades as análises dos casos notificados junto as Equipes de Saúde da Família.

Identificamos até presente momento que, o comitê vem realizando suas atividades no que tange análise das notificações de sífilis congênita e criança exposta ao HIV. Após avaliação dos casos, os representantes do comitê emitem relatório com as considerações sobre os pontos críticos e realizam encaminhamentos para mudança nas estratégias das ações em saúde. como a implantação do comitê ainda é recente, acreditamos que a proposta somente terá resultado quantitativo a médio prazo a partir do início das atividades. Os resultados em curso estão sendo compilados para futuras análises retrospectiva.A implantação do Comitê fortalecerá as ações de melhorias na qualidade do pré-natal na rede de atenção primaria a saúde e na redução dos casos de sífilis congênita, dentro da meta 0/AIDS em crianças menores de cinco anos. A partir da implantação do Comitê de Investigação de Transmissão Vertical, observou-se uma melhoria na qualidade da assistência as gestantes e parcerias sexuais. Bem como, auxiliou nas ações das Equipes de Saúde da Família em estratégias de enfrentamento aos pontos críticos.

Principal

Catarina Izabel Da Silva

catibel2007@yahoo.com.br

Coautores

Cleverson Dos Santos, Josiane Aparecida Kloeppel,

A prática foi aplicada em

São José

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Anoraldo Borba, 144. Centro Biguaçu/Sc.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Sinara Regina Landt Simioni

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal