Olá,

Visitante

Estratégia para Realizar o Inquérito e Aumentar a Cobertura Vacinal em Curiúva/Pr

Categoria não especificada

A aceitação e a adesão ao Calendário Nacional de Imunização é quase uma unanimidade entre a sociedade brasileira; porém, nos últimos anos, os órgãos de Saúde Pública Nacional e, inclusive, entidades internacionais como a UNICEF e OMS, têm observado uma sensível queda na vacinação mundial. A ausência de conhecimento e conscientização da importância da imunização podem ser as causas para a hesitação vacinal. Sendo assim, este trabalho busca maneiras de intervenções investigativas para a resolução da baixa cobertura, investigar onde está o problema da queda da cobertura de vacinação no município de Curiúva com advento das notícias falsas e na comunicação das campanhas de vacinação. Com a finalidade de identificar o motivo pelo qual as pessoas passaram a recusarem a vacinação e o porquê não trazem os filhos menores de 2 anos nas unidades para cumprir o calendário vacinal, já que isso prejudica um atendimento de qualidade, e a não vacinação leva a propagação de doenças. A pesquisa será feita utilizando o questionário ferramenta para alcançar o objeto do trabalho. Após investigação do perfil populacional dos indivíduos que se recusaram a vacinar e do porquê da queda da cobertura em Curiúva, será feito um planejamento para sanar os problemas pontuais de cobertura vacinal.

No Brasil ainda existem desafios que colocam em dúvida a eficiência do hábito de vacinação Isso é causado pela falta de informação, a negligência de muitas pessoas movidas pelo senso comum e, até mesmo, o desleixo para com doenças que possuem menores probabilidades de serem contraídas, portanto, fica evidente a necessidade de ações efetivas para assegurar a imunização e, assim, saúde à população, direito esse definido na Constituição Federal. Assim sendo, é dever de todos nós trabalharmos para expor a importância da vacinação, demonstrando a realidade das conseqüências de não se imunizar e desmentindo as “fake news”, para que os cidadãos tenham consciência da questão. Em nosso município esta realidade não é diferente, pois vemos uma queda significante dos índices de cobertura vacinal pela baixa procura, aumento das informações e desinformações sobre vacinas, grupos antivacinas. A estratégia proposta pelo município vai ajudar imensamente no levantamento das doses aplicadas e não aplicadas.

A Estratégia desta ação é realizar o levantamento individualizado da situação vacinal de todas as faixas etárias dos moradores de Curiúva e a aplicação das mesmas chegando a uma cobertura próxima a 100% de todas as vacinas por grupo etário, será realizada uma capacitação para toda a equipe do calendário vacinal do estado do Paraná e disponibilizado um impresso para a conferência das carteiras de vacina, será disponibilizado para cada agente de saúde a lista de nomes, endereço, idade para que possam realizar visitas domiciliares transcrevendo em uma tabela espelho as vacinas aplicadas, Os agentes juntos com cada equipe avaliarão a situação vacinal de cada indivíduo, realizando uma estratégia de aplicação vacinal para cada faixa etária e território. Assim podemos ter certeza dos problemas e analisando-os encontrar uma estratégia viável para a resolução dos mesmos, tendo uma condição vacinal efetiva de toda a população.

Sabedor de todas as dificuldades que vamos enfrentar pelos problemas já citados, a equipe da Estratégia Saúde da Família de Curiúva, esta preparada para o enfrentamento engajada com outros setores tais como a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Casa de Abrigo de Idosos, Casa de Acolhimento, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Sindicatos e Associações de Bairros e Entidades. O Objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Curiúva é conseguir 100% de cobertura vacinal de todas as faixas etárias, e se não for possível ao menos identificar as abstenções e seus motivos reais.

Principal

NEILOR JURANDY DA COSTA

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro