Olá,

Visitante

Estratégia para Realizar o Inquérito e Aumentar a Cobertura Vacinal em Curiúva/Pr

A aceitação e a adesão ao Calendário Nacional de Imunização é quase uma unanimidade entre a sociedade brasileira; porém, nos últimos anos, os órgãos de Saúde Pública Nacional e, inclusive, entidades internacionais como a UNICEF e OMS, têm observado uma sensível queda na vacinação mundial. A ausência de conhecimento e conscientização da importância da imunização podem ser as causas para a hesitação vacinal. Sendo assim, este trabalho busca maneiras de intervenções investigativas para a resolução da baixa cobertura, investigar onde está o problema da queda da cobertura de vacinação no município de Curiúva com advento das notícias falsas e na comunicação das campanhas de vacinação. Com a finalidade de identificar o motivo pelo qual as pessoas passaram a recusarem a vacinação e o porquê não trazem os filhos menores de 2 anos nas unidades para cumprir o calendário vacinal, já que isso prejudica um atendimento de qualidade, e a não vacinação leva a propagação de doenças. A pesquisa será feita utilizando o questionário ferramenta para alcançar o objeto do trabalho. Após investigação do perfil populacional dos indivíduos que se recusaram a vacinar e do porquê da queda da cobertura em Curiúva, será feito um planejamento para sanar os problemas pontuais de cobertura vacinal.

No Brasil ainda existem desafios que colocam em dúvida a eficiência do hábito de vacinação Isso é causado pela falta de informação, a negligência de muitas pessoas movidas pelo senso comum e, até mesmo, o desleixo para com doenças que possuem menores probabilidades de serem contraídas, portanto, fica evidente a necessidade de ações efetivas para assegurar a imunização e, assim, saúde à população, direito esse definido na Constituição Federal. Assim sendo, é dever de todos nós trabalharmos para expor a importância da vacinação, demonstrando a realidade das conseqüências de não se imunizar e desmentindo as “fake news”, para que os cidadãos tenham consciência da questão. Em nosso município esta realidade não é diferente, pois vemos uma queda significante dos índices de cobertura vacinal pela baixa procura, aumento das informações e desinformações sobre vacinas, grupos antivacinas. A estratégia proposta pelo município vai ajudar imensamente no levantamento das doses aplicadas e não aplicadas.

A Estratégia desta ação é realizar o levantamento individualizado da situação vacinal de todas as faixas etárias dos moradores de Curiúva e a aplicação das mesmas chegando a uma cobertura próxima a 100% de todas as vacinas por grupo etário, será realizada uma capacitação para toda a equipe do calendário vacinal do estado do Paraná e disponibilizado um impresso para a conferência das carteiras de vacina, será disponibilizado para cada agente de saúde a lista de nomes, endereço, idade para que possam realizar visitas domiciliares transcrevendo em uma tabela espelho as vacinas aplicadas, Os agentes juntos com cada equipe avaliarão a situação vacinal de cada indivíduo, realizando uma estratégia de aplicação vacinal para cada faixa etária e território. Assim podemos ter certeza dos problemas e analisando-os encontrar uma estratégia viável para a resolução dos mesmos, tendo uma condição vacinal efetiva de toda a população.

Sabedor de todas as dificuldades que vamos enfrentar pelos problemas já citados, a equipe da Estratégia Saúde da Família de Curiúva, esta preparada para o enfrentamento engajada com outros setores tais como a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Casa de Abrigo de Idosos, Casa de Acolhimento, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Sindicatos e Associações de Bairros e Entidades. O Objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Curiúva é conseguir 100% de cobertura vacinal de todas as faixas etárias, e se não for possível ao menos identificar as abstenções e seus motivos reais.

Principal

NEILOR JURANDY DA COSTA

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo