Olá,

Visitante

Estratégia de Fortalecimento da Imunização na Aps

Categoria não especificada

Relatar a experiência exitosa no Município de Luislândia/MG para o alcance de metas de imunização pelo programa nacional de imunização (PNI) destinada a crianças de até 2 anos. Apresentar mecanismos e estratégias utilizadas no Município para atingir as metas. Metodologia :O Município de Luislândia/MG está localizado no norte do estado de Minas Gerais e conta com uma população estimada em 6.735 habitantes (IBGE, 2021). Atualmente dispõe de 03 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e 03 salas de vacina atendendo 100% da população adstrita. Todas as unidades de saúde são informatizadas inclusive as salas de vacina. No dia 19 de abril de 2023 o Município de Luislândia foi certificado pelo selo Bora Vacinar do Governo do Estado de Minas Gerais por ter alcançando em 2022 metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) destinadas ás crianças de até 2 anos. As ESF utilização de diversas estratégias para fortalecer a imunização na APS e consequentemente alcançar esses indicares. Foi implantado Estratégias caderno espelho para todos os ACS para acompanhamento continuo de vacinação das crianças menores de 5 anos, onde os ACS poderiam registrar e acompanhar bem de perto esse publico, facilitando a busca ativa de todos os faltosos. Além disso, foi adotada a politica de vacinação de extra muro para levar a vacina aos domicílios daquelas pessoas que se encontram com vacinas em atraso no sistema de acompanhamento de imunização e identificadas pelo caderno espelho. Implantação do Plantão de Vacina realizado duas vezes na semana das 17 às 21 horas para ampliação do horário de vacinação para que facilitasse o maior acesso ao publico que possui mais dificuldade de procurar a unidade no horário administrativo.

O maior problema enfrentado é a conscientização da população em relação à imunização, fortalecer o vínculo e quebrar a veiculação de fake News a respeito da vacina.

Educações em saúde voltadas para importância da vacinação e quebra de fake news. Horários estratégicos para melhor acesso da população a sala de vacina. Sugerir implantação da matéria SUS na grade escolar ministrada por profissional da área que domina o tema, e consequentemente fortalecendo a importância das estratégias como, por exemplo, a imunização.

Com a construção e implantação dos mecanismos específicos para fortalecimento da imunização foi possível observar o aumento significativo das metas e da procura ao acesso das pessoas a sala de vacina, concretizado vínculo entre a população e a equipe de saúde. Além disso, foi evidenciado a organização do processo de trabalho, facilitando a realização do monitoramento das ações e consequentemente o alcance das metas.

Principal

Thielly chaymenny Aguiar

Coautores

Glezia Nagle lima cardoso , Geraldo Newton Figueiredo Lopes Júnior

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba
Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba