Olá,

Visitante

Estratégia de Fortalecimento da Busca Ativa Vacinal de Pólio e Penta no Município de Tejuçuoca

Categoria não especificada

A cobertura vacinal é um indicador indispensável de saúde da população e através dele é possível avaliar a qualidade da atenção prestada pelas Unidades Básicas de Saúde, apontando os aspectos da saúde infantil contribuindo para o planejamento e reestruturação das ações. Após avaliação do índice de vacinação no município de Tejuçuoca buscou-se estratégias para melhorar a imunização de crianças de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias, visto que, era o público com menores taxas vacinais. O Município de Tejuçuoca, pertence a microregião do Médio Curu, segundo IBGE conta com uma população de aproximadamente 19.500 habitantes. A principal motivação do município é a prevenção de doenças e a manutenção da saúde de seus munícipes Como principais causadores da baixa adesão vacinal estavam o fenômeno de hesitação vacinal, horário de funcionamento das Unidades e ausência de conhecimento sobre a importância da vacinação como principal método para combater as doenças imunopreveníveis. Tais ações foram realizadas disposição de planilhas no excel, implantado equipe volante com carro de vacina na composição no período noturno, realização do dia D de vacina aos sábados, implementado aperfeiçoamento em sala de vacinas aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACS’s e Educação em Saúde através do PSE nas Escolas e Espaços de Convivência aos pais sobre a importância da vacinação e desmitificando fake news e desfazendo o movimento anti-vacinas. Tal empenho levou o município a fechar o terceiro quadrimestre de 2022, avaliado no Programa de financiamento da atenção básica Previne Brasil, com 90% da cobertura naquele período.

Como principais causadores da baixa adesão vacinal estavam o fenômeno de hesitação vacinal, horário de funcionamento das Unidades e ausência de conhecimento sobre a importância da vacinação como principal método para combater as doenças imunopreveníveis. Após identificação da baixa cobertura vacinal contra as doenças poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b as coordenações de imunização e atenção básica priorizaram focalizar ações das vacinas VIP e Pentavalente.

No início do processo foi realizado a identificação das crianças com ausências de doses e/ou doses em atraso através das produções mensais das ESF’s, dados disponibilizados no Prontuário Eletrônico do Usuário – PEC em conjunto com os dados da lista oficial fornecida pelo apoio ao cuidado no SISAB do E-gestor. Após a identificação inicial foi repassado uma planilha no Excel com diferenciação por cores (vermelhos com ausência das três doses, laranja com ausências de duas doses e amarelo com ausência de uma dose) aos enfermeiros das equipes de saúde da família e estes repassaram aos Agentes Comunitários de Saúde para realização da busca ativa. Implantado equipe volante com carro de vacina na composição de um enfermeiro, um técnico de enfermagem e com a presença da ACS para fazer busca ativa e administração das doses em atraso no período noturno, visto que, muitos pais trabalham em horário comercial e não conseguem levar o filho até a UBS. Realização do dia D de vacina aos sábados. Implantado aperfeiçoamento em sala de vacinas aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACS’s e Educação em Saúde através do PSE nas Escolas e Espaços e Convivencia aos pais sobre a importância da vacinação e desmitificando fake news e desfazendo o movimento anti-vacinas.

Para chegarmos nos resultados obtidos as planilhas do excel foram essencias para orientar aos enfermeiros e agentes comunitários de saúde na busca ativa específica das crianças com atraso vacinal. A implantação da equipe volante e carro de vacinas foi crucial para aumento da adesão a vacinação com funcionamento no período noturno com os profissionais de porta em porta para atualização do calendário vacinal, as campanhas de vacinas realizadas aos sábados também foi uma medida diferencial, visto que, os pais que trabalham em outros municípios só estavam presentes e disponíveis aos fins de semana para comparecer a UBS. Realizada educação permanente com os enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde sobre aperfeioamento em sala de vacina, onde foi realizado explanação do calendário vacinal, doses, via de administração, vacinas disponíveis, armazenamento e organização da sala de vacinas e como método de desmitificação de fake news e movimento anti vacinas foi realizado educação em saúde aos pais nas escolas e espaços de convivência da assistencia social. Diante das ações implantadas obtivemos exito e concluímos o ano de 2022 alcançando no ranking estadual de vacinação em VIP e pentavalente a posição 23º, e no ranking da Superintendência da região de Fortaleza o 3º lugar. Tal empenho também levou o município a fechar o terceiro quadrimestre de 2022, avaliado no Programa de financiamento da atenção básica Previne Brasil, com 90% da cobertura naquele período.

Principal

LETICIA FERREIRA MORAIS

Coautores

Roberta Azevedo Vidal, Kelson Ferro de Araújo, Rithelly Oliveira Vasconcelos, Gerardo Teixeira Azevedo Neto, Amanda Silva Leitão, Maria Elisiane Forte Coelho, Sara Lívia Soares Gomes

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba
Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba