Esforços na busca da entrega de valor ao usuário: ações de qualidade na upa Inoã 2020-2022

Muito se discute a respeito de como agregar valor aos usuários na área da saúde. Embora os conceitos do Triple Aim já estejam bem difundidos, o desenvolvimento da cultura de qualidade e de ações de agregação de valor ao paciente ainda são consideradas insipientes no setor público. Cientes dessa problemática e visando romper esse paradigma, a Gestão da UPA Inoã, que atuou no período de 2020 a 2022, adotou medidas que geraram ações coordenadas a fim de seguir o caminho da qualidade.

Dificuldades na gestão de recursos e de pessoas acarretava na não adesão aos protocolos assistenciais, elevado absenteísmo da equipe multidisciplinar, desperdícios de tempo, insumos, recursos, além de comprometer a segurança da assistência. Nesse contexto, era nítida a necessidade de uma intervenção com o intuito de elevar a qualidade dos serviços e melhorar a satisfação do usuário.

O objetivo dessa melhoria foi romper o paradigma de baixa cultura de qualidade por meio do uso de ferramentas da filosofia Lean e, assim, coordenar condutas para seguir o caminho da qualidade e segurança.

Os primeiros passos das melhorias foram a utilização de ferramentas de Gestão Baseada em Evidências e o engajamento da equipe multidisciplinar. A aproximação entre a média gestão e a equipe assistencial, por meio da ferramenta GEMBA, promoveu ações de capacitação e empoderamento, destacando a visão sistêmica e a demanda pela gestão integrada de processos na cadeia de valor. Todos os conceitos de qualidade assistencial, segurança do paciente e capacitação da equipe foram envolvidos nas estratégias de mudança por meio de processos de saúde finalísticos e solidários. Além disso um diagnóstico situacional foi elaborado, para através da utilização de ferramentas da qualidade, traçando um plano de ação estruturado.

As intervenções realizadas foram a alteração da dinâmica no acolhimento e classificação de risco, implementação da comissão de ética médica, do núcleo de segurança do paciente, da comissão de revisão de prontuário, obras de revitalização da estrutura, alinhamento e cumprimento das metas contratuais propostas pela SMS Maricá, participação da equipe multidisciplinar em cursos de capacitação/atualização e implementação da pesquisa de satisfação.

A escassez dos recursos somada a baixa cultura de qualidade, tem comprometido a entrega dos serviços aos usuários do SUS.

Esses esforços produziram alterações significativas no tempo de espera até classificação de risco, tempo de transferência para leito hospitalar, taxa de exame por paciente, absenteísmo médico, redução dos desperdícios com materiais e medicamentos, utilização de protocolos assistenciais e formulário de satisfação do paciente.

O envolvimento da liderança é essencial para que ocorram mudanças significativas, pois o seu envolvimento direto gera uma maior participação dos indivíduos, melhorias estruturais e modificação dos processos. Contudo, apesar das medidas adotadas na unidade, ainda é necessário realizar ações disruptivas no setor público, incentivar a educação permanente dos colaboradores e atingir uma maturidade institucional.

Sendo assim, a implementação do Triplo Aim para mudanças institucionais no setor público foram adotadas para agregar valor à experiencia do usuário na unidade, e isso vem sendo adquirido através do empenho tanto da liderança quanto da equipe multidisciplinar em prestar uma assistência baseada em qualidade e segurança do paciente.

Principal

JULIANA NOGUEIRA DOS SANTOS

JULIANANOGUEIRADS@GMAIL.COM

Coautores

Juliana Nogueira dos Santos e Thiago Soares Carneiro

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

UPA Inoã - Rua Euclídes Paulo da Silva - Inoã, Maricá - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

JULIANA NOGUEIRA DOS SANTOS

Conta vinculada

31 mar 2024

CADASTRO

31 mar 2024

ATUALIZAÇÃO

03 mar 2020

inicio

31 ago 2022

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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