- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
Este trabalho descreve as ações desenvolvidas até o momento pela RIS além de tecer os desafios do planejamento e execução a partir das informações obtidas através do cadastramento das famílias. A Residência Integrada em Saúde (RIS) é uma modalidade de educação profissional de Pós-graduação de caráter multiprofissional e interdisciplinar desenvolvida por meio da formação em serviço. Atende às diretrizes expressas na lei Federal n. 8.080/90, que regulamenta o Sistema Único de Saúde – SUS, dentre as quais sobressai à organização de um sistema de formação de recursos humanos, atendendo todos os níveis de ensino, bem como a elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal. Entre os problemas enfrentados destaca-se a distância existente entre a prática pedagógica e a realidade da prática local de uma equipe de estratégia de saúde da família.Formação profissional que não contempla a integralidade da atenção a saúde.Necessidade de produção de conhecimentos em saúde a partir do conhecimento da realidade em que vive a população.Nesse sentido, a Universidade Luterana do Brasil, ao implantar a RIS com ênfase na Estratégia Saúde da Família em 2011/1, mediante convênio com o município de Canoas, se propôs a assumir um território – a área 26, junto à UESF União no Bairro Mathias Velho. Na UESF atuam cinco equipes de saúde da família, com território definido de acordo com as regras do Ministério da Saúde, com uma população total de dezenove mil pessoas. Na área da equipe 26 atuam os cursos de graduação de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fonoaudiologia junto à RIS. Os professores da universidade dos cursos referidos dão suporte para a Residência, em parceria com os profissionais contratados da secretaria da saúde.a) Objetivos e metas: -Especializar profissionais em saúde
Distância existente entre a prática pedagógica e a realidade da prática local de uma equipe de estratégia de saúde da família.
As universidades necessitam oferecer aos seus alunos campos de atuação para realizarem práticas de saúde que integrem o ensino, a pesquisa e a atenção,conforme os princípios e as diretrizes do SUS.Portanto a exemplo de outros municípios que possuem parceria com instituições de ensino e a residência integrada em saúde,a SMS/Canoas entende que esta experiência possa ser replicada e aplicada por outros municípios .E no município também pretende-se estender este trabalho para outras áreas de ESF .
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO