O município de Girau do Ponciano (AL) desenvolve ações dentro do Programa Nacional de Controle da Dengue desde a extinção da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), quando as ações de controle foram descentralizadas para execução de trabalhos sob a responsabilidade dos municípios. A promoção de educação em saúde através de informações sobre como os proprietários de pontos estratégicos devem cuidar dos possíveis criadouros potenciais é indispensável na visita do agente de controle de endemias (ACE) e do agente comunitário de saúde (ACS). Os pontos estratégicos (PEs) são de grande importância para o controle de endemias, pois reúnem todas as condições físicas para a reprodução do Aedes aegypti. O município apresentou índices altos na série histórica dos pontos estratégicos do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). O controle eficaz dos PEs e a articulação sistemática podem reduzir os índices de infestação predial (IIP) do município de Girau do Ponciano.
Monitorar os pontos estratégicos existentes na zona urbana e rural de forma sistemática e integrada no ano de 2018. Reduzir a 50% os ciclos positivos de visitas aos PEs. Integrar a Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Serviço de Limpeza Urbana. Realizar pesquisa com rotina quinzenal em todos os PEs cadastrados na zona urbana e rural do município. Encaminhar endereços dos PEs cadastrados e positivos com solicitação de visita especial de trabalho do agente comunitário de saúde para atividades de informação, educação e comunicação em saúde (IEC), e busca ativa de possíveis casos. Realizar bloqueio de focos de reprodução de Aedes quando o(s) PE(s) apresentarem-se positivos no ciclo, sendo utilizado o controle mecânico como prioritário. Realizar arrastão de limpeza no quarteirão onde o PE apresentar positividade.
Analisando os resultados após as intervenções, observa-se que os objetivos das ações foram eficientemente capazes de atingir o objetivo geral culminando com a excelência no monitoramento dos pontos estratégicos do município de Girau do Ponciano, garantindo assim um fechamento anual (2018) com 60% desse segmento de domicílio negativos, livres de focos e consequente redução do índice geral de infestação predial por Aedes aegypti para 2,36% no ano de 2018, uma redução consideravelmente satisfatória em relação a 2017, quando o índice de infestação predial, no fechamento geral anual, foi de 7,29. Em síntese, a articulação da Vigilância em Saúde com a Atenção Básica foi muito positiva em oportunizar a sociedade ponciense maior proteção com PEs negativos e informação no combate à dengue e outras arboviroses transmitidas por Aedes aegypti, a educação constitui-se de ferramentas mágicas de transformação do ser humano e seu comportamento, possibilitando um aprendizado maior em como proceder para redução de risco de epidemias de dengue, chikungunya ou zika vírus.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO