Olá,

Visitante

Cuidando de Quem Cuida: Um olhar Terapêutico Aos Profissionais de Saúde na Pandemia de Covid-19.

MetodologiaTrata-se de um relato de experiência desenvolvido com os trabalhadores da saúde do município de Umbuzeiro- PB, no período de setembro de 2021 a março de 2022. Os dados foram coletados e analisados pela coordenadora do NASF, através de relatos dos profissionais com participação regular aos grupos terapêuticos e aos atendimentos individuais, da psicóloga que conduz o trabalho e dos gestores

Apresentação/Introdução:A saúde mental relacionada ao trabalho é uma das principais causas de adoecimento antes mesmo da pandemia e é um importante campo de abordagem à saúde do trabalhador. Os profissionais de saúde se sacrificaram muito para cuidar das pessoas durante a pandemia de COVID-19, sendo protagonistas do cuidado aos pacientes acometidos pela doença de forma leve ou grave. Sofrendo exaustão não só pelo risco e exposição ao elevado número de casos e mortes, mas também pelas alterações em seu bem-estar social e profissional. A pressão sobre estes profissionais causa instabilidade da saúde mental, pesquisas mostram o aumento dos níveis de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão. Portanto, pensando na saúde e bem estar mental de seus trabalhadores, a Secretaria Municipal de saúde de Umbuzeiro- PB, junto à coordenação de saúde do trabalhador e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), percebeu a importância de implantar um serviço de assistência terapêutica aos seus servidores. O projeto tem por objetivo promover a melhoria na saúde e bem estar mental dos trabalhadores da saúde durante e pós pandemia. Atualmente a Secretaria Municipal de saúde de Umbuzeiro- PB possui 15 equipes de serviços à saúde, distribuídos em atenção primária, secundária e terciária.ObjetivosRelatar a implantação da política de cuidado à saúde mental dos trabalhadores de saúde do município de Umbuzeiro- PB e identificar os benefícios do bem estar e da saúde mental dos trabalhadores de saúde.

ConclusõesDiante do exposto e do feedback repassado pelos profissionais da saúde e gestores ao longo do desenvolvimento do projeto cuidando de quem cuida, concluímos que essa nova política de atendimento ao trabalhador da saúde mostrou-se positiva, trazendo melhorias e bem estar a maior parcela dos servidores municipais de saúde de Umbuzeiro -PB. Potencializando os diálogos e trocas de experiência. Assim como, identificam-se melhorias no modo de vida coletiva e individual, na produtividade e qualidade do trabalho, diminuição e controle das tensões e instabilidades emocionais.Além de todos os benefícios acima referidos, o serviço de cuidado à saúde mental ofertado ao trabalhador destaca-se em sua positividade por ter baixo custo e oferta de serviço psicoterapêutico aos profissionais, ademais há a importância ao cuidado da saúde mental do trabalhador de saúde durante e pós- pandemia, tal como a prevenção de agravos ou ocorrência de transtornos mentais associados ao trabalho.Espera-se que essa política de cuidado à saúde mental e bem estar do trabalhador seja propagada a todos os servidores municipais de Umbuzeiro-PB não ficando restrita aos trabalhadores da saúde, como também recomendamos a implantação dessa política em outros municípios.

Principal

Danielle Margarida Ramos de Oliveira

dani_marga.ramos@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Instituição

AVENIDA CARLOS PESSOA

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Danielle Margarida Ramos de Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 set 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba