Olá,

Visitante

Em Busca Por Imunidade

Categoria não especificada

Com o Programa Nacional de Imunização, foi possível ter o controle e erradicação de várias doenças de fácil disseminação devido a várias vacinas que foram introduzidas no calendário brasileiro. As vacinas são seguras e eficazes para serem usadas , visto que, são realizados estudos que mostram a garantia que o indivíduo retém ao receber a vacina, uma vez que, será protegido e o risco de danos a saúde serão pouco consideráveis. É importante as equipes de saúde possuírem a necessidade de desmistificar ,onde é fundamental a realização e a orientação em relação a importância da vacinação.

Em municípios maiores onde há maternidades, o número de nascidos residentes torna-se um pouco diferente da realidade, já que, muitas mulheres de municípios menores costumam dar o enderenço do município da maternidade por medo de não serem atendidas. No município onde atuo , não há 100% de cobertura de PSFs. Então, não temos conhecimento de toda a população, uma vez que, Lavras é uma cidade universitária, e o público diversifica muito. As coberturas já estavam caindo com o movimento antivacina, em seguida, com a pandemia que tivemos a politização envolvendo vacina, deixou a população um pouco receosa.

É essencial buscar parcerias para realizar um trabalho de busca ativa, através de creches, escolas, empresas e utilizar os meios de divulgação que facilita o melhor entendimento a população, pois inúmeras pessoas não possuem conhecimento da importância da vacinação e na maioria das vezes encontra-se em dificuldade de ir até uma unidade de saúde se vacinar. Precisamos tornar facilitadores para melhoria do atendimento e com isso aumentar as coberturas vacinais. A vacinação tem que ter uma cobertura homogênea, para que não forme bolsões de pessoas sujeitas a estar dando descontinuidade na cadeia de proteção.

O Programa Nacional de Imunização foi primordial para diminuição e erradicação de várias doenças imunopreveníveis. As políticas públicas poderiam incentivar mais a imunização, começando pela divulgação e a valorização dos profissionais de saúde, pois a atenção primaria é a porta de entrada para população. Além da atenção primaria de saúde , é importante ressaltar a participação de outros setores ,como a secretaria de educação.

Principal

Michelli Caroline Vassalo Faria

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Aperfeiçoamento e segurança: impacto do trabalho multiprofissional na farmácia básica de Queimadas/PB
Paraíba
Práticas
Abordagem multiprofissional a usuários em processo de reabilitação física em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba
Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba