Pelas características de clima e de solo, Ronda Alta (RA) apresenta forte potencial agrícola, imperando a monocultura da soja, cultivada no modelo convencional, utilizando grandes quantidades de agrotóxicos agrícolas (AA). A principal consequência da exposição dos seres humanos aos AA é a ocorrência das intoxicações exógenas (IE). Apesar da utilização em larga escala destes produtos em RA, de 2011 a 2017, não há registros para este tipo de agravo no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, o que sugere a subnotificação. Um dos motivos que contribuem para a subnotificação das IE é a escassa procura por atendimento médico pela população exposta, causada tanta pela sintomatologia vaga e imprecisa das IE, além da preferencia da utilização de “antídotos” caseiros, como o limão e o leite . Em cidades pequenas como RA e, principalmente, em comunidades do interior, escutar o rádio ainda é um hábito bastante presente: a maior rede social do interior é o rádio.
O objetivo deste produto técnico de comunicação foi o de socializar as informações sobre as IE, popularizando o conhecimento da pesquisa científica, desenvolvida durante o curso do mestrado profissional, promovendo a saúde e prevenindo os agravos na população exposta aos AA de RA, através de programas de rádio no formato podcast, transmitidos por meio da Rádio Comunitária local: Rádio Comunitária Navegantes. Os podcast foram elaborados com conteúdo informativo contendo os sinais e sintomas das IE agudas por agrotóxicos, bem como a necessidade da população exposta acessar os serviços de saúde, transmitidos pela frequência FM 104.9 e pelo facebook “Rádio Navegantes”, em 10 programas sequencias, tendo o primeiro programa ido ao ar no dia 15 de junho de 2023, de segunda à sexta-feira às 11:00 horas. Os podccast foram nomeados de “Momento Saúde” e estão disponíveis em: Spotify: https://podcasters.spotify.com/pod/show/carla-agostini.
Por terem sido produzidos em parceria com a Rádio Comunitária Navegantes, os episódios foram gravados e editados nos estúdios da rádio, tendo a equipe técnica e locutores auxiliado em todo o processo de produção/formatação de forma gratuita.
Este ano os podcast expandiram as fronteiras de Ronda Alta, sendo transmitidos, também, pela Rádio Comunitária Cultura FM, da cidade de Paraíso do Sul, frequência FM 104.9, pela relevância do tema para aquela comunidade.
Os podcast se mostraram como estratégias de inovação na educomunicação na perspectiva do enfrentamento dos desafios da pandemia de Covid-19 e do cotidiano do SUS. Esperava-se com este produto contribuir para que a população exposta ao AA despertasse a consciência crítica sobre os impactos da utilização destes produtos na saúde humana, contribuindo para a superação da subnotificação.
A utilização em larga escala dos agrotóxicos agrícolas em Ronda Alta, pelo tipo de plantio somado à monocultura da soja, em contradição à ausência de notificação para o principal agravo à saúde humana causada pelos agrotóxicos agrícolas, as intoxicações exógenas, no sistema de informação de agravos de notificação do Ministério da Saúde (Sinan).
Foram produzidos 10 programas, no formato de podcast, transmitidos pela Rádio Comunitária Navegantes, FM 104.9 disponíveis no facebook “Rádio Navegantes, de forma sequencial, sendo o primeiro programa transmito em 15 de junho de 2023.
Atualmente, em junho de 2025, Ronda Alta conta com 11 notificações para intoxicações exógenas por agrotóxicos, cujo agente tóxico foi o agrotóxico de uso agrícola, vindo a confirmar a potencia da educomunicação em saúde e o alcance do Rádio.
Além do mais, houve interesse de outra Rádio Comunitária em reproduzir este conteúdo: Rádio Comunitária Cultura FM de Paraíso do Sul, frequência FM 104.9.
Este produto técnico científico foi pensado como uma forma de levar informações sobre o contexto dos agrotóxicos agrícolas em Ronda Alta, popularizando o conhecimento da pesquisa científica: Intoxicações Exógenas Causadas Por Agrotóxicos Agrícolas: Ações para Qualificar o Processo de Notificação, desenvolvida no Curso do Mestrado Profissional Ensino na Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, informando a população exposta e para reflexão crítica, sobre os impactos dos AA na saúde humana, utilizando-se/otimizando uma ferramenta que ainda é bastante utilizada nesta cidade e, também por Ronda Alta, contar com uma rádio comunitária, que tem dentro de suas funções a incumbência de prestar serviço à comunidade na qual está inserida e que se propôs a ser parceira nesta produção.
Rádio Comunitária Navegantes - Rua Tuiuti - Ipiranga, Ronda Alta - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO