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Educação permanente para profissionais da Atenção Básica: um relato de experiência no município de Doutor Severiano (RN)

A educação permanente em saúde surge como estratégia inovadora para a gestão do trabalho, uma vez que se propõe a reordenar as práticas, promovendo mudanças no processo cotidiano de trabalho das equipes de saúde, com base no diagnóstico das necessidades específicas dos territórios e de seus trabalhadores, ampliando o conhecimento e os saberes existentes e desenvolvendo uma postura ativa de transformação dos profissionais. Ainda na perspectiva da educação, estão estabelecidas diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais, com perfil e competências orientados pelos princípios e diretrizes do SUS através de experiências de ensino desenvolvidas em cenários concretos de prática. Por fim, como política e estratégia para a mudança das práticas de saúde, essa deve contar com a participação dos envolvidos: gestores, formadores, trabalhadores da saúde e pessoas envolvidas em movimentos sociais e no controle social a fim de garantir uma maior efetividade desta política.

Implantar capacitações mensais que se incorporem às atividades de trabalho e ao cotidiano dos profissionais e das organizações, possibilitando a melhoria no desempenho profissional, bem como a satisfação pessoal, tanto do servidor quanto do usuário, o presente relato de experiência descreve a realização de oficinas de capacitação em educação permanente com os profissionais da Atenção Básica do município de Doutor Severiano (RN), que se dividiu em quatro etapas. A primeira etapa se deu através da confecção de um diagnóstico situacional com levantamento das necessidades de saúde da população e dos profissionais em saúde, visando a construção de um cronograma para capacitações mensais. Na segunda etapa, houve a definição dos profissionais responsáveis pela realização destas. A terceira etapa se constituiu na realização das capacitações, e, por fim, a quarta etapa se deu através da realização de reuniões posteriores à cada capacitação para análise dos pontos à serem melhorados.

Destaca-se a alta participação dos profissionais de saúde durante às capacitações com participação efetiva através da exposição de questionamentos e experiências do cotidiano profissional, e o alto empenho dos profissionais na elaboração de protocolos de abordagem, acolhimento, produção do cuidado e corresponsabilização, com destaque à abordagem simples e dinâmica que proporciona a transmissão de conhecimento apoiada em um conceito de “ensino problematizador”, que se insere de maneira crítica na realidade e sem superioridade do educador em relação ao educando, sendo esta uma condição indispensável para o trabalhador de saúde, gestor ou usuário do sistema de saúde mudar ou incorporar novos elementos à sua prática e necessidades de saúde.as necessidades de aprendizagem das equipes do Programa Saúde da Família deverão comtemplar o acesso a novos conhecimentos para que estes estejam aptos às mudanças de paradigmas dentro do atual contexto, resultando no confrontamento de diferentes e complementares experiências entre a equipe de saúde e a comunidade através da adequação às necessidades loco-regionais e utilização de todos os recursos potenciais, de forma a comprometer-se, sobretudo, com a promoção da saúde.

Principal

Thaís Emmanuelle Silva Santiago De Azevedo

azevedo-thais@hotmail.com

Coautores

Carla Inês Jácome Da Silva Franco, Caline Iara Jácome Silva, Maria Eliza Garcia Soares

A prática foi aplicada em

Doutor Severiano

Doutor Severiano

Doutor Severiano

Doutor Severiano

Doutor Severiano

Doutor Severiano

Doutor Severiano

Doutor Severiano

Doutor Severiano

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Doutor Severiano (RN)

R. Portugal, 111 - NaçõesUnidas, Pau dos Ferros - RN, 59900-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maria Eliza Garcia Soares

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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