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Educação Permanente para Profissionais da Atenção Básica: um Relato de Experiência no Município de Doutor Severiano – Rn

A Educação Permanente em Saúde surge como estratégia inovadora para a gestão do trabalho, uma vez que se propõe a reordenar as práticas, promovendo mudanças no processo cotidiano de trabalho das equipes de saúde, com base no diagnóstico das necessidades específicas dos territórios e de seus trabalhadores, ampliando o conhecimento e os saberes existentes e desenvolvendo uma postura ativa de transformação dos profissionais.Ainda, na perspectiva da educação, estão estabelecidas diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais, com perfil e competências orientados pelos princípios e diretrizes do SUS, através de experiências de ensino desenvolvidas em cenários concretos de prática. Por fim, como política e estratégia para a mudança das práticas de saúde, esta deve contar com a participação dos envolvidos: gestores, formadores, trabalhadores da saúde e pessoas envolvidas em movimentos sociais e no controle social a fim de garantir uma maior efetividade desta política.

Implantar capacitações mensais que se incorporem às atividades de trabalho e ao cotidiano dos profissionais e das organizações, possibilitando a melhoria no desempenho profissional, bem como a satisfação pessoal, tanto do servidor quanto do usuário, o presente relato de experiência descreve a realização de oficinas de Capacitação em Educação Permanente com os profissionais da Atenção Básica do município de Doutor Severiano – RN, que se dividiu em quatro etapas. A primeira etapa se deu através da confecção de um diagnóstico situacional com levantamento das necessidades de saúde da população e dos profissionais em saúde, visando a construção de um cronograma para capacitações mensais. Na segunda etapa, houve a definição dos profissionais responsáveis pela realização destas. A terceira etapa se constituiu na realização das capacitações, e, por fim, a quarta etapa se deu através da realização de reuniões posteriores à cada capacitação para análise dos pontos à serem melhorados.

Destaca-se a alta participação dos profissionais de saúde durante às capacitações com participação efetiva através da exposição de questionamentos e experiências do cotidiano profissional, e o alto empenho dos profissionais na elaboração de protocolos de abordagem, acolhimento, produção do cuidado e corresponsabilização, com destaque à abordagem simples e dinâmica que proporciona a transmissão de conhecimento apoiada em um conceito de “ensino problematizador”, que se insere de maneira crítica na realidade e sem superioridade do educador em relação ao educando, sendo esta uma condição indispensável para o trabalhador de saúde, gestor ou usuário do sistema de saúde mudar ou incorporar novos elementos à sua prática e necessidades de saúde.as necessidades de aprendizagem das equipes do Programa Saúde da Família deverão comtemplar o acesso a novos conhecimentos para que estes estejam aptos às mudanças de paradigmas dentro do atual contexto, resultando no confrontamento de diferentes e complementares experiências entre a equipe de saúde e a comunidade através da adequação às necessidades loco-regionais e utilização de todos os recursos potenciais, de forma a comprometer-se sobretudo, com a promoção da saúde.

Principal

Thaís Emmanuelle Silva Santiago De Azevedo

azevedo-thais@hotmail.com

Coautores

Carla Inês Jácome Da Silva Franco, Caline Iara Jácome Silva, Maria Eliza Garcia Soares;

A prática foi aplicada em

Doutor Severiano

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

Rua Portugal, Nº 111, Apto 104, Bloco B, Bairro Nações Unidas, Pau Dos Ferros/Rn

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maria Eliza Garcia Soares

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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