Olá,

Visitante

Educação Permanente: o Caminho para A Redução da Sífilis Congênita no Município de Linhares/Es

o número de casos novos de sífilis congênita em menor de 01 ano em Linhares tem caído. as maiores incidências registradas foram nos anos de 2006 (36 casos – taxa de 15,6 por 1000 NV) e 2015 (41 casos – taxa de 14,9 por 1000 NV). No ano de 2018, encerramos com 10 casos positivos para sífilis congênita com incidência de 3,80 por 1000 NV. o enfrentamento ao avanço da Transmissão Vertical da Sífilis Congênita em Linhares tornou-se uma missão para a Secretaria de Saúde de Linhares e equipes de saúde que buscam aprimorar seus processos de trabalho através da educação permanente, garantindo assim o cuidado qualificado para gestantes e bebês. Através do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Sífilis Congênita, iniciado em Abril/2017, formado por profissionais das áreas técnicas da SEMUS (Planejamento, Atenção Primária, Saúde da Mulher, IST Aids, Vigilância Epidemiológica, Maternidade (Hospital Rio Doce), fortalecemos o espaço de diálogo e educação permanente na área saúde da mulher.

o objetivo do trabalho é reduzir a incidência de sífilis congênita em Linhares, através da educação permanente em saúde, reorientação dos processos de trabalho, monitoramento e avaliação. A metodologia utilizada foi: Criação de um Grupo de Trabalho, composto por participantes das seguintes áreas técnicas da SEMUS: Planejamento, Atenção Primária, Saúde da Mulher, IST Aids, Vigilância Epidemiológica, Hospital Rio Doce Elaboração e acompanhamento do Plano de Enfrentamento à Sífilis Congênita em Linhares, utilizando rodas de conversa, identificando e discutindo nós críticos de cada ação proposta para o plano, identificando atores responsáveis, prazos, monitoramento e avaliação da execução Reuniões mensais do GT e Roda de Conversa com as equipes de Atenção Primária para estudar os casos com desfecho sífilis congênita identificados na maternidade do município, avaliar protocolos e construir estratégias de intervenção.

o conjunto de ações empreendidas nessa proposta, que envolve a educação permanente, elaboração do plano municipal de enfrentamento, discussão dos problemas que envolvem a execução das ações do plano, discussão de cada caso com desfecho sífilis congênita com as equipes de ESF de cada território tem proporcionado uma revisão dos processos de trabalho, reconduzindo dos profissionais ao diálogo com suas equipes de saúde, no cuidado com as gestantes nos territórios, em especial no acompanhamento das mesmas.Concluímos que a educação permanente promove o diálogo e a revisão dos processos de trabalho nos diversos pontos de atenção da rede de serviços. Nos estudos de casos, identificam-se alguns desafios importantes: adesão do parceiro ao tratamento ampliação das ações intersetoriais ampliação do número de equipes ampliação das ações de educação em saúde com a população nos territórios, investindo na pré-concepção e no tratamento da sífilis adquirida na população em geral investimento no cuidado.

Principal

Luciana Andrade Jorge Oliveira

luciana.oliveira@linhares.es.gov.br

Coautores

Carolina Lavigne De C. B. Moreira, Larissa Lopes, Laura Maria De Oliveira Feu, Cyntia De Resende P. Mafra, Maria Luiza Lombardi

A prática foi aplicada em

Linhares

Espírito Santo

Sudeste

Instituição

Rua Gov. Afonso Claudio, Quadra 01, Casa 12 – Juparanã, Linhares Es

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Valdir Massucati

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal