Olá,

Visitante

Promotores de Reabilitação nos Territórios: Academia Adaptada em Domicilio de Usuários, Projetada Por Profissionais do E-Nasf de Itarema

as Equipes do Núcleo Ampliado à Saúde da Família (eNasf) atuam no aumento de ações junto as equipes de saúde, realizando o acompanhamento preciso e compartilhado dos casos clínicos da área assistida, com atuação precoce das ações de reabilitação e prevenção de perdas funcionais (BRASIL, 2012a). Percebe-se que o usuário ao ser encaminhado para Unidade de Reabilitação se depara com filas de espera, além da distância de sua moradia que dificulta o deslocamento. Essa problemática foi vivenciada pela eNASF de Itarema, sendo necessário intervenção, e foi elaborado o PROJETo ACADEMIA ADAPTADA EM DOMICILIo para 10 (dez) usuários com limitação física, no período de março a novembro/2018, com técnicas em reabilitação usando materiais de baixo custo, que favorecem o cuidado ao usuário e a continuidade diária da prática de exercícios,sendo orientados pelos profissionais. Isso possibilitou a potencialização de habilidades, autonomia e inclusão social, melhorando o bem estar físico e psíquico.

Promover reabilitação dos usuários com limitações físicas dentro do território através da Academia adaptada no domicilio pelos profissionais do eNASF, com vistas a melhoria do quadro físico e psíquico, além de evitar o deslocamento para Unidade Espec Relato de experiência da eNASF de Itarema na implantação do Projeto Academia em domicilio com um grupo de usuários com limitação física. Foram confeccionados pela eNASF equipamentos com materiais de baixo custo, tais como: elástico/liga (exercício de resistência), cabo de vassoura (barra paralela para treino da marcha e coordenação, equilíbrio/força), roldanas de aço e cordas (puxador para exercício de MMSS e MMII com vistas ao aumento da amplitude articular) e cano de PVC (halteres para exercícios de força). Inicialmente a eNASF classificou os usuários conforme suas necessidades e adaptaram os equipamentos, realizando orientações aos cuidadores e usuários para o uso adequado. Foram realizadas avaliações quinzenais para acompanhamento.

Os resultados obtidos a partir da conclusão da análise dos indicadores monitorados e avaliados no período estabelecido pela eNASF, que 60% dos usuários que aderiram ao Projeto obtiveram melhora significativa do quadro inicial apresentado, com índices positivos de resistência, força, tônus muscular, equilíbrio, flexibilidade e da amplitude nos movimentos, bem como a recuperação da autonomia funcional. em 30% dos usuários as melhorias foram consideradas regulares, justifica-se pelo acometimento de outras comorbidades, comprometendo a reabilitação do mesmo. Observou-se também que 10% dos usuários não apresentaram evolução do quadro inicial, devido a não participação da família no processo de reabilitação em seu domicilio.Conforme as variáveis analisadas e consideradas para o estudo da reabilitação funcional realizadas nos domicílios dos usuários que aderiram ao Projeto, se concluiu que as ações implantadas impactaram positivamente na diminuição de custos tanto para o usuário como para a Gestão Municipal, além da redução de desgaste físico sofrido pelo usuário com o não deslocamento. Entretanto se observou que a não participação da família no processo de reabilitação, influi diretamente nos resultados.

Principal

Francisco Jackson Teixeira Albuquerque

fjacksonalb@hotmail.com

Coautores

Rafaela Costa Silveira, Maria Monica Bezerra De Menezes Santos, Maria Luanny Dos Santos Aguiar

A prática foi aplicada em

Itarema

Ceará

Nordeste

Instituição

Rua Dos Tabajaras, 268

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Ana Paula Praciano Teixeira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal