- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Objetivos: identificar o conhecimento dos profissionais da atenção primária à saúde sobre a educação permanente em saúde e utilizar essa estratégia para o fortalecimento do SUS na atenção básica do município de Itaperuna (RJ). Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, com observação de 19 equipes da Estratégia de Saúde da Família do município de Itaperuna, antes e após uma ação educativa realizada pelo Programa de Educação Permanente em Saúde, em dezembro de 2017, produto do mestrado profissional da autora principal. Foi utilizada a metodologia da problematização, com referência ao Arcode Charles Maguerez. Iniciou-se com a observação da realidade a respeito das opiniões sobre a EPS e o SUS.
O SUS, um compromisso do estado brasileiro com os direitos do povo, vem sofrendo um descrédito e desencantamento quanto à viabilidade da política pública. No entanto, acredita-se que a educação pode contribuir para a solução dos problemas que comprometem a legitimidade, bem como o modelo de atenção proposto. Assim, a educação permanente em saúde busca a transformação na prática do trabalho em saúde, a partir do reconhecimento dos problemas reais.
A educação permanente em saúde possibilitou não só uma reflexão crítica transformadora pela possibilidade de uma nova forma de educar, como também pelo conhecimento adquirido do próprio sistema de saúde em que estes estão inseridos, permitindo assim uma motivação que impulsionou os participantes a começarem de novo, e a se compreenderem enquanto sujeitos responsáveis por identificar as lacunas do conhecimento no processo de trabalho e alcançar as soluções necessárias para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
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