Olá,

Visitante

Diminuição da fila de espera através da regulação do acesso juntamente com a qualificação das solicitações dos exames ultrassonográficos

As solicitações dos exames ultrassonográficos estão presentes em todos os níveis de atenção à saúde, seja ele primário, secundário ou terciário. Em janeiro 2018, a alta demanda dos exames ultrassonográficos no município sobrecarregava toda a rede, gerando meses de espera para a sua realização. Acredita-se que essa demanda se relacionava a diversos entraves identificados na atenção à saúde. Essas solicitações inadequadas deram origem um nó crítico dentro do sistema municipal, gerando um grande desafio a ser enfrentado, que consistia em romper com os ciclos identificados e trabalhar sob uma ótica, onde garantíssemos que as intervenções se dessem em consonância com as singularidades da população. Sob essa ótica, a estratégia de reorganização foi à criação e implantação de um protocolo de solicitação de exames complementar, avaliação da demanda existente e aumento da oferta dos exames. Com essas estratégias conseguimos romper esse nó existente dentro do sistema.

Observação da demanda dos exames ultrassonográficos que pressionava o fluxo de solicitações na SMS e gerava insatisfação dos usuários. Dessa forma, estabeleceu-se diminuir a demanda reprimida e melhorar a qualificação das solicitações dos exames pela Trata-se, de um estudo exploratório descrito, tipo relato de experiência dos profissionais envolvidos, em busca de soluções ao problema apresentado, realizado no Município de Mairiporã no ano de 2018.

Em janeiro de 2018, tinha 2.476 solicitações de exames ultrassonográficos aguardando para agendamento. Estima-se que 60% dos exames de rotina realizados nos pacientes poderiam ser dispensados sem qualquer risco para eles, e as alterações nos exames poderiam ser vistas na avaliação clínica. Dessa forma, iniciou-se um processo de avaliação das solicitações, onde as mesmas deveriam estar acompanhadas de uma justificativa plausível. em paralelo, iniciou-se um processo de se estabelecer diretrizes para a solicitação dos exames, para uma padronização e melhor organização do serviço de saúde e de toda a rede regionalizada, Atualmente, temos zero de demanda reprimida, mostrando sucesso no investimento. Os resultados do estudo permitem afirmar uma melhora gradual no sistema de saúde para todos, porém ainda há muito que avançar no que diz respeito à qualificação das solicitações dos exames. Temos um longo caminho a percorrer com a finalidade de garantir a maior acessibilidade da população e maior qualificação da atenção à saúde, qualificando cada vez mais a solicitação desses exames.

Principal

Glaucia Aparecida Dos Santos Fernandes

sms.casadamulher@mairipora.sp.gov.br

Coautores

Cecília Umbelino De Barros, Carolina Alves Nascimento, Paula De Carli Perinetto

A prática foi aplicada em

Mairiporã

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Mairiporã (SP)

Rua Primeiro De Maio, S/N - Jd Odorico, Mairiporã - SP, 07629702

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Grazielle Cristina Dos Santos Bertolini

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

10 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro