- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Visando mitigar a hesitação vacinal, o presente projeto criou carimbos para cada faixa etária vacinal das crianças, a serem carimbados na caderneta de Saúde da Criança, carimbado pelo profissional da saúde. A criança no ato da matrícula na escola ou na creche apresenta a caderneta de saúde da criança e o profissional da educação consegue identificar caso esteja com o esquema vacinal incompleto de acordo com a faixa etária e avisa o posto de saúde, desse modo, um agente de saúde é acionado para ir até a residência da família e verificar a situação.
Aumentar a cobertura vacinal das crianças Identificar localidades com maior número de crianças não vacinadas fortalecer a imunização local por meio de parceria com a Secretaria de Educação.
Foram elaborados 13 carimbos para atestar que a criança está com a imunização em dia, 12 deles referentes a vacinação específica de cada faixa etária e um 13 referente a vacinação de covid-19. Os carimbos elaborados são com as seguintes faixas etárias: 2 meses;3 meses; 4 meses; 5 meses; 6 meses; 9 meses; 1 ano; 1 ano e 3 meses; 4 anos; 9 anos – HPV; 10 anos; 15 anos. Conforme a criança vai ao posto para se vacinar, a pessoa responsável verifica nas anotações da caderneta de saúde da Criança se todas as vacinas estão em dia, se estiver com todas as vacinas em dia o aplicador irá carimbar na aba de anotações. As escolas municipais, no ato de matrícula, exigem a caderneta de vacinação como um dos documentos obrigatórios. Os professores recebem a devida capacitação de que cada faixa etária deve estar com o seu respectivo carimbo na aba de anotações, em dia. Caso não esteja em dia, a escola orienta os pais para que os mesmos procurem um posto de saúde e façam a atualização vacinal da criança, em acordo com sua faixa etária. Além disso, o posto de saúde também é acionado avisando das crianças que não estejam com a caderneta atualizada, para que o agente comunitário de saúde possa verificar com a família posteriormente as razões da não completude do esquema vacinal.
O presente projeto está na fase de implementação e não conseguimos aplicar o monitoramento da caderneta de saúde no ato da matrícula, porém as perspectivas são muito positivas. Uma positiva adesão ao projeto significa uma possível melhora na cobertura vacinal e também um melhor entendimento das razões de ausência do esquema vacinal completo com as crianças do município. Esse levantamento é importante porque podemos também planejar ações de educação em saúde e intensificar campanhas de vacinação (caso seja necessário) em localidades com muitas crianças fora do esquema completo. Ações de educação em saúde localizadas podem ter o efeito mitigador na hesitação vacinal.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO