Desafio da implantação do acolhimento remoto ao Programa Hiperdia como enfrentamento à covid-19

O Programa Hiperdia destina-se ao apoio a equipe da Estratégia Saúde da Família. Acompanhando pacientes hipertensos e diabéticos com uma equipe multiprofissional com: enfermeiro, fisioterapeutas, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicóloga. A abordagem era realizada no centro de saúde extensão do bosque em Rio das Ostras, com 176 participantes, as segundas-feiras na parte da manhã com palestras temáticas , avaliação da pressão arterial e glicemia capilar. Período da tarde eram realizados atendimentos individuais e avaliação do pé diabético e oficina de insulina. Com o surgimento da pandemia pela doença covid-19 os profissionais de saúde do Programa Hiperdia, que acompanha usuários hipertensos e diabéticos, teve a preocupação de manter esses pacientes monitorados mesmo em isolamento social, criou um grupo pelo aplicativo WhatsApp, com reuniões, videos, áudios, podcasts, dinâmicas com música, poesia e exercícios para memória, roda de conversa em grupo e atendimento individual online. Busca ativa , quando necessário. Foi feito um convite virtual para o grupo e 66 aderiram com participação assídua no grupo.O grupo virtual é predominantemente feminino, com idade de 40 a 83 anos. Quanto a patologia 80% são hipertensos e diabéticos 12% hipertensos e 8% diabéticos. Entre abril e julho de 20203% buscaram atendimento na UPA com auxílio da equipe.

Desafio da implantação do acolhimento remoto, para conseguir monitorar os pacientes do Grupo Hiperdia. Dos 176 participantes do grupo presencial antes da pandemia, 66 aderiram ao grupo virtual pelo WhatsApp, maioria de idosos e predominantemente do sexo feminino,, entre 40 a 83 anos e todos com doença crônica que o tornavam grupo de risco para complicação da doença Covid19Visando a saúde de todos os participantes e a rede de assistência do município, que possui um Hospital Municipal com uma UTI de 6 leitos, um Pronto Socorro e uma UPA inaugurada no período da pandemia. A equipe multiprofissional implementou um trabalho remoto ,afim de minimizar as complicações pelas doenças crônicas, prevenir a covid-19 e super lotação da rede de saúde.

Foi utilizado e criado grupo dos usuários do Programa Hiperdia pelo aplicativo WhatsApp, com reuniões uma vez por semana, com vídeos caseiros gravados pelos profissionais, áudios, textos, músicas, exercícios e roda de conversa com troca de experiências , nas quais identificamos usuários que necessitam de um atendimento no privado para orientação ou até mesmo encaminhamento para um atendimento do médico de família. Ou especialista em último caso. As observações interpretadas, com relação a agregação das ideais desta experiência vem expor a contribuição para melhoria do atendimento com o grupo virtual a pacientes com hipertensão e diabetes em tempos de pandemia, servindo de suporte para Estratégia Saúde da Família na cidade de Rio das Ostras (RJ), para projetar melhorias no atendimento humanizado e futuras pesquisas relacionadas a este tema. Retomar uma nova ótica como reflexões e questionamentos a cerca do acompanhamento e tratamento dos pacientes em tempos de pandemia, notoriamente trazendo argumentos dos tipos de benefícios e a necessidade do envolvimento da equipe da ESF em toda linha do cuidado.

Principal

Cristiane Grion da Rocha Amaral

cristiane.grion@yahoo.com.br

Coautores

Cristiane Grion da Rocha Amaral

A prática foi aplicada em

Rio das Ostras

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Cristiane Grion da Rocha Amaral

Rio das Ostras, RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cristiane Grion da Rocha Amaral

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

04 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas