De bem com a vida: experiência do grupo de manejo da ansiedade da Unidade de Atenção Primária em Saúde de Jardim Paraíso no município de Patos de Minas

A prevalência dos transtornos de ansiedade na atenção primária é amplamente reconhecida pela literatura especializada e se constitui em um dos grandes desafios para o atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF). O grande número de encaminhamentos e a necessidade de um trabalho que aborde esse transtorno torna necessário a criação de instrumentos que possibilitem a assistência pela equipe multiprofissional, retirando o foco do atendimento individualizado e especializado.

Proporcionar à população assistida pelo PSF atendimento grupal e multiprofissional, propiciando momentos de socialização, reflexão, relaxamento e psicoeducação que promovam consciência e um melhor enfrentamento de situações ansiogênicas colaborando p Inicialmente foi realizada a busca ativa por meio de convites através dos agentes de saúde em suas visitas domiciliares, contato telefônico, cartaz na unidade de saúde e demandas espontâneas, quando identificadas demandas que atendam ao perfil do grupo. o grupo operatório foi aberto, sem previsão de encerramento e se molda de acordo com as demandas que vão surgindo. Os encontros acontecem semanalmente às quartas-feiras no parque municipal do Mocambo, com duração de uma hora e meia. Os temas abordados são embasados em uma tese de mestrado da Universidade do Rio de Janeiro: protocolo de manejo de ansiedade, bem como são abordados assuntos relevantes e pertinentes ao tema que surgem ao longo dos encontros através rodas de conversas.

o grupo tem obtido uma participação efetiva da população assistida e promovido a integração entre os profissionais de saúde do PSF, (aproximadamente, 50 participantes por encontro). Tem se observado a adesão dos participantes que permanecem no grupo desde o primeiro encontro, com relatos de melhora significativa dos sintomas de ansiedade descritos no início do trabalho e das relações interpessoais e familiares dos usuários. Observa-se a efetividade da proposta do atendimento grupal para tratamento da ansiedade, esse dispositivo permite alcançar um número maior de participantes e estimula a integração do trabalho multiprofissional e a promoção de saúde.

Principal

Vanessa Vieira Machado

vanessa_ufu@hotmail.com

Coautores

Lucila De Matos Borges, Ataualpa Maciel Sampaio, Priscila Castro Gonzaga Viana

A prática foi aplicada em

Patos de Minas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Unidade de Atenção Primária em Saúde de Jardim Paraíso

Rua Alzino Martelo, 710 - Nova Floresta, Patos de Minas - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Denise Maria Da Fonseca

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

16 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas