da odontologia Intra-Uterina À Saúde Escolar

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Acompanhar o desenvolvimento odontológico de crianças da vida uterina até a fase escolar, garantindo a saúde bucal e prevenindo cáries através de medidas de intervenção e trabalho conjunto da Unidade Básica de Saúde (UBS), acadêmicos participantes do PET-Saúde e instituições locais presente nas vilas Cristina e Hilgemberg, como o Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Carlos e a Escola Nelson Pereira Jorge.Realizar o que preconiza o Governo do Estado para a odontologia dentro da Estratégia da Rede Mãe Paranaense, e do Governo Federal dentro das atividades de Saúde Escolar. Inserção dos alunos da UEPG do Programa Pet-saúde diretamente no trabalho do SUS na prática envolvendo ESF e comunidade. Impacto na Saúde da Família com a redução da doença cárie. Diminuir gastos do governo com atendimentos curativos de média e alta complexidade.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O trabalho desenvolvido na Unidade de Saúde da Família (USF) pela Equipe de Saúde Bucal (ESB) tem sido complementado pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelos estagiários do Pet-Saúde que são acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As atividades com as gestantes, além das orientações de saúde bucal, também sobre saúde geral e alimentação e hábitos saudáveis. Passamos para a puericultura, puérpera, visitas domiciliares e começamos a realizar as consultas na USF.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: O planejamento começa a tomar maiores proporções quando realizamos atividades extra clínicas envolvendo o Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Carlos e a Escola Nelson. Nestes dois locais são realizadas atividades educativas e preventivas. Começamos com um planejamento das atividades com a direção, a ESF e com o Pet-Saúde. Passamos para uma fase de diálogo repassando as informações para toda a ESF, professores e cuidadores do CEI e para todos os funcionários da escola, bem como para os pais ou responsáveis, e comunicamos a gestão mensalmente sobre as atividades realizadas. No CEI reforçamos os trabalhos iniciados nas crianças ainda quando bebês e na escola damos a continuidade. Realizamos a escovação no CEI e na escola realizamos a escovação e aplicação de flúor.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Trata-se de um Projeto Aplicativo que une os trabalhos desenvolvidos pela Equipe de Saúde da Família (Serviço), Academia (alunos do Pet-Saúde) e comunidade (usuários do SUS/creche/escola). A avaliação é realizada a cada três meses e uma das ferramentas de monitoramento é a Carteira de Vacina da Criança e da Gestante, bem como prontuário e lista de alunos da creche e escola. Ponto importante do Projeto é a Semana de Saúde Escolar, momento em que todos os envolvidos realizam atividades simultaneamente desenvolvendo para uma Educação Permanente para toda a Comunidade Pontagrossense. Outra ferramenta de monitoramento e avaliação é a Linha Guia da Rede Mãe Paranaense.

O acompanhamento das fases de desenvolvimento em crianças é de extrema importância, sendo assim, também é necessário o acompanhamento odontológico. Através de um Projeto Aplicativo (PA), desenvolvido pelo preceptor da equipe do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Félix Vianna, os acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participantes do PET-Saúde tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na Academia auxiliando na prevenção da doença cárie, na qualidade de vida de crianças atendidas pela UBS e que estudam em creches e escolas da região. São várias as atividades desenvolvidas, cada uma correspondente a fase de desenvolvimento da criança, proporcionando o acompanhamento ao longo do crescimento desta e orientação correta e eficaz sobre os cuidados odontológicos individuais através da educação em saúde.

Os resultados apresentam-se a todo o momento, pois é uma proposta que requer continuidade, sendo o maior dos resultados a prevenção da doença cárie em grande parte das crianças. Quando se requer algum procedimento de intervenção odontológica para tratamento, na grande maioria dos casos é algo que requer procedimento de baixo risco além da integração multiprofissional entre a equipe e comunidade, e acadêmicos da UEPG. Impacto na saúde da família.

Principal

Geraldo Stocco

A prática foi aplicada em

Ponta Grossa

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Geraldo Stocco

Conta vinculada

07 abr 2016

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas