Olá,

Visitante

Curso: de repente…gestor

Todo ano novos gestores chegam à gestão municipal, e ao longo do percurso várias mudanças acontecem, sendo assim, faz-se necessário aprimorar o conhecimento dos novos gestores quanto aos princípios e diretrizes do SUS, fundamentos legais e operacionais dos sistemas, qualificando esses profissionais para a execução das políticas de saúde nos municípios e regiões de saúde.
Objetivos: O objetivo geral desse curso é facilitar para a equipe gestora dos municípios, através do conhecimento disponibilizado, o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Tem ainda como objetivos específicos: aprimorar a qualidade de gestão do SUS Municipal, facilitar o entendimento das diretrizes e princípios do SUS, facilitar o entendimento dos fundamentos legais e operacionais do SUS e qualificar a execução das Políticas de Saúde nos municípios e regiões de saúde.
O Curso De repente… gestor é um curso que foi pensado e vem sendo desenvolvido pelo COSEMS/MG para os gestores que não possuem experiência na área da saúde. Teve sua primeira turma em 2012 e vem acontecendo em 2013. As aulas são ministradas em Belo Horizonte, com turmas de até 50 gestores, com duração de 24 horas (três dias).Os participantes são definidos nas reuniões dos COSEMS Regionais e todas as regiões são contempladas com vagas de acordo com o número de municípios que as compõem. Conduzido pelo COSEMS/MG, o curso é custeado com recursos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e COSEMS/MG, atendendo à pactuação da CIB/MG. Para viabilizar a participação de todos os participantes, as despesas com material, deslocamento, estadia e alimentação para os alunos também estão incluídas no convênio.

O Curso De repente… gestor é uma iniciativa do COSEMS/MG que visa aprimorar o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões dos gestores municipais, a fim de melhorar a qualidade de gestão do Sistema Único de Saúde Municipal. O curso é voltado para gestores municipais de saúde de Minas Gerais, nomeados pelos prefeitos para tão importante função, que não possuem experiência na área.

Em 2013, a princípio foi programada a execução de 9 turmas ao longo do ano, contudo, devido a demanda, o COSEMS incluiu mais uma turma, totalizando 10 turmas formadas. Participaram dessas turmas 342 gestores municipais de saúde. Com a participação no curso, os gestores dizem se sentir mais seguros e confiantes para exercer as suas funções no município.

Principal

Ethiara Vieira de Macedo

ethiara@cosemsmg.org.br

Assessora técnica COSEMS/MG

A prática foi aplicada em

Belo Horizonte

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Álvares Cabral

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Ethiara Vieira de Macedo

Conta vinculada

ethiara@cosemsmg.org.br

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

22 fev 2024

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Samu nas escolas – lei Lucas nas escolas da rede municipal de educação de São Luís
Maranhão
Práticas
Programa Saúde na Escola em Meio a Pandemia Covid-19: Experiência Exitosa em Benedito Novo – Sc
Santa Catarina
Práticas
Literacia para a Saúde na Puericultura odontológica: Experiência de Tele orientações na Aps.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Pandemia da Covid-19 na Educação Básica
Práticas
Monitoramento Como Estratégia de Enfrentamento À Covid 19
Paraíba
Práticas
Comissão de Integração Ensino e Serviço: Potencializando a Educação Permanente em Saúde
Paraíba
Práticas
Comissão de Integração Ensino e Serviço: Potencializando a Educação Permanente, a Formação em Saúde na Ii Macrorregião de Saúde
Paraíba
Práticas
Sistematização da Rotina das Salas de Vacina no Município de Quissamã/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Capacitação dos Profissionais de Saúde para a Melhora da Qualidade de Vida do Paciente.
Rio de Janeiro
Práticas
Uso de Plantas Medicinais em Práticas Culinárias: uma Estratégia de Educação em Saúde
São Paulo