Olá,

Visitante

Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Descrever o fluxo de organização da Ouvidoria Geral do município e sua interface com a saúde e analisar os indicadores de apoio à gestão em dois períodos de tempo, primeiro semestre de 2014 e o mesmo período de 2015.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A Ouvidoria Geral do município utiliza um sistema web para registro e recebimento das demandas que chegam através de três canais: presencial, telefone e internet. As demandas da saúde são direcionadas, no sistema web, para a secretaria de saúde, onde um técnico lotado no setor de planejamento acessa essas manifestações e as encaminha às superintendências envolvidas para apreciação, encaminhamentos e providências pertinentes ao caso. As respostas recebidas são digitadas no sistema web, para que a Ouvidoria Geral dê o retorno ao cidadão.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:Dentre as opções de indicadores fornecidas pelo sistema, optamos por analisar os Indicadores de Apoio à Gestão, que traz a distribuição e freqüência geral dos assuntos. O período escolhido deve-se a data de implantação do sistema no município (outubro de 2013), o que ainda não nos permite a comparação de anos fechados.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTOA Tipificação dos assuntos dada pelo sistema utilizado pela Prefeitura Municipal da Serra é muito extensa, dificultando a análise e acreditamos dificultar o manifestante no momento da inclusão de sua manifestação.

A Ouvidoria em saúde é um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS. Conforme determinação governamental e também das Conferências Nacionais de Saúde, surge de maneira a contemplar a melhoria da atenção a saúde. Esta forma de controle social auxilia no aprimoramento da gestão pública e no aperfeiçoamento gradual do sistema de saúde. No município da Serra, este canal de participação social se dá através da Ouvidoria Geral do município que ao receber as demandas relativas a Saúde, as encaminha para a referência da Ouvidoria na Secretaria de Saúde. Ainda que a Ouvidoria SUS não esteja instituída oficialmente, buscamos descrever os fluxos e organização desse sistema ora instalado pela administração municipal, como apontar indicadores de apoio à gestão.

A utilização dos indicadores e monitoramento das queixas favorece a (re)organização dos serviços trazendo impacto na qualidade dos serviços de saúde.Diante das análises realizadas percebemos que o sistema utilizado precisa ser aprimorado, uma vez que o cidadão é quem classifica sua manifestação a partir de um leque de opções extensa, dificultando a classificação e qualidade da informação.Contudo os indicadores analisados nos confirmam questões e fragilidades da gestão, o que nos aponta para um canal de comunicação que possa contribuir no aprimoramento da saúde pública em nosso município.

Principal

Vânia Azevedo de Souza

A prática foi aplicada em

Serra

Espírito Santo

Sudeste

Av. Talma Rodrigues Ribeiro,5416, Portal de Jacaraípe

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Vânia Azevedo de Souza

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Visita Domiciliar ao Usuário do SUS com Demanda Judicial
Ceará
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro