Controle biológico de culicídios com peixes larvófagos no município de Piumhi/MG

A busca de estratégias de controle vetorial sem o uso de inseticidas são cada vez mais importantes. Desse modo o objetivo desse trabalho é mostrar que o método de controle biológico com peixes larvófagos pode ser um grande aliado no combate aos vetores da dengue podendo ser aplicado pela população com ajuda dos agentes de saúde promovendo a redução de focos de mosquitos nos tipos de recipientes onde são introduzidos.

Objetivos:Demonstrar a aplicabilidade do método pelos agentes de saúde e a população.

O aumento dos casos de dengue no Brasil e a falta de vacinas e medicamentos para tratar a mesma nos remete cada vez mais a buscar metodologias e abordagens de prevenção e controle dos vetores eficazes e que seja aplicável pela população. Alguns pesquisadores descrevem como um dos motivos relacionados ao aumento das epidemias de dengue a resistência dos vetores aos inseticidas, devido ao uso prolongado e exagerado pelos programas de controle vetorial do Ministério da Saúde e pela população.

Metodologia:1. Capacitação dos agentes de saúde sobre o que é controle biológico e sua aplicação em campo no combate a dengue

Principal

Luiz Henrique Vieira Mota

luizbiohenrique@gmail.com

A prática foi aplicada em

Piumhi

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luiz Henrique Vieira Mota

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

13 mar 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas