Consultório na rua: uma ampliação da abordagem das pessoas vivendo com HIV/Aids focando a adesão

2016, Possibilidade de trabalho em parceria com consultório na rua. Realizado trabalho piloto com equipe do SAE Campos Elíseos, desenhado protocolo. 2018, montada comissão com representantes do consultório na rua, Programa de Aids protocolo rediscutido e finalizado. 2018, treinamento com participação de todas as equipes. Fluxograma para coleta laboratorial. Documentação para cadastramento no SICEL de médicos e enfermeiros. Equipes aproximadas ao SAE para matriciamento. Realizadas reuniões para atualização. Treinadas 26 equipes. Equipe após realização do diagnóstico de HIV analisa com equipe multidisciplinar e SAE melhor forma de administrar caso, priorizando vínculo e adesão. Todo mês teleconferências para discussões de casos. Cada dois meses fórum de assistência. Rede fortalecida com maior participação nas reuniões. Busca resgatar o tratamento de população específica com profissionais treinados e com olhar específico para a população. Maior chance de vínculo, melhora da adesão.

1)Elaborar e implantar protocolo de atendimento assistencial específico para este segmento, por equipe do consultório na rua. 2)Promover treinamento para esta equipe. 3)Elaborar fluxo de coleta de exames laboratoriais. 4)Promover o fortalecimento em 2016 foi diagnosticada a possibilidade de trabalho em parceria com o Consultório na Rua (CR). Nesta época foi realizado um trabalho piloto com equipe lotada no SAE Campos Elíseos e desenhado um protocolo piloto. em 2018 iniciada comissão com representantes do CR e do Programa de AIDS e o protocolo foi finalizado após várias reuniões. em 05/2018 houve um treinamento com participação de todas as equipes. Foi elaborado fluxograma para coleta laboratorial. Elaborado documento para cadastramento no SICEL dos médicos e enfermeiros. as equipes do CR foram aproximadas aos SAE para matriciamento. Realizadas reuniões periódicas com objetivo de atualização: Fóruns de assistência, Projeto ECHo (tele clínica para discussão de casos de Aids).

Treinamos 26 equipes de consultório na rua. A cada dia cada equipe após realização do diagnóstico de caso de pessoa vivendo com HIV analisa com equipe multidisciplinar e com SAE qual a melhor forma de administrar o caso priorizando o vínculo e adesão. Uma vez por mês realizamos teleconferências para discussões de casos clínicos. A cada dois meses realizamos fórum de assistência com temas preestabelecidos e escolhidos pela rede. Sentimos uma rede mais fortalecida através da maior participação nas reuniões e eventos. Buscamos resgatar o tratamento de população específica através de profissionais treinados e com olhar específico para esta população. Buscamos uma maior chance de vínculo pois sem vínculo não haverá adesão.

Principal

Zarifa Khoury

zkhouri@prefeitura.sp.gov.br

Coautores

Robinson Fernandes De Camargo, Joselita Maria De Magalhães Caraciolo, Maria Stella Dantas, Maria Cristina Abbate, Valdir Monteiro Pinto

A prática foi aplicada em

São Paulo

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de São Paulo

Rua General Jardim, 36 - 4o andar - República, São Paulo - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Edson Aparecido dos Santos

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

20 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas