Olá,

Visitante

Grupo de Reeducação Alimentar

Ao longo dos anos, o Brasil tem acompanhado uma inversão nos padrões dos distúrbios nutricionais apresentados por sua população. Hoje a prevalência de obesidade tem crescido ano após ano de forma alarmante, pois a mudança de hábitos alimentares do brasileiro migrou de uma situação de escassez alimentar e de desnutrição, para a realidade de más escolhas alimentares, nas quais alimentos cada vez mais processados com altos índices calóricos, ricos em açúcares, sódio e gorduras, associados ao aumento da renda média e ao surgimento de modos de vida sedentários, resultaram no aumento de peso médio da população, especialmente as populações mais necessitadas financeiramente. Portanto este projeto visa sensibilizar a comunidade em geral quanto à necessidade de mudança de hábitos alimentares, pois observa-se a prevalência crescente de excesso de peso, conseqüentemente, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por 70% das causas de morte no Brasil (CECANE, 2017).

Objetivo Geral: Incentivar usuários da UBS para a reeducação alimentar visando hábitos saudáveis e sensibilizar quanto à necessidade de realizar exercício físico. Objetivos Específicos: Identificar alimentação saudável e entender o processo de mudan Mobilizou-se usuários que manifestaram interesse em participar do grupo em ações de saúde, que se propuseram a fazer uma mudança de hábitos alimentares a fim de formar um grupo (com no máximo 18 e mínimo 10 pessoas) de apoio para desenvolver tais mudanças. Após o grupo formado ocorreram encontros periódicos de 15 em 15 dias por 6 meses. as atividades ocorreram na UBS às 19h nas quais consistem em 8 reuniões, com a duração de 1hora e 30 minutos, onde realizou-se atividades de antropometria, palestras com ênfase nos aspectos psicológico envolvidos no processo de mudança, assim como orientações alimentares, relatos de experiências, estimulou-se o grupo a realizar atividade física, que serviria como auxílio para ganho de qualidade de vida.

No desenvolvimento dos três grupos de Reeducação alimentar obteve-se a participação de um total de 45 usuários desta UBS, que se apropriaram de informações a respeito de alimentação saudável, bem como orientações e dicas para melhorar a alimentação. Além de abordar os assuntos relativos aos aspectos psicológicos e sociais envolvidos neste processo. Nos encontros foram realizadas as avaliações antropométricas para mensurar os resultados obtidos, apesar de que alguns apresentarem grandes dificuldades de adesão aos planos alimentares. em momento oportuno ocorreram as rodas de conversa onde todos os participantes expressaram seus sentimentos, angústias, êxitos relativos ao processo de reeducação alimentar.Com vistas nos resultados obtidos entende-se que estas ações são importantes de serem realizadas na comunidade, pois refletem em melhoria na qualidade de vida dos usuários e de seus familiares, além de instigar neles uma visão critica com relação às escolhas alimentares, bem como a promoção e prevenção com relação as doenças crônicas relativas a Síndrome metabólica.

Principal

Maria Tereza Almeida Menna Barreto

terezabarreto@bol.com.br

Coautores

Ana Cristina Barbosa Oliveira Paiva, Déborah Pereira Amorim,

A prática foi aplicada em

Aparecida do Rio Negro

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

.

Av. Rio Negro, Q. 04, Casa 2.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Sebastiana Luzia Da Conceição Batista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

26 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal