Olá,

Visitante

Grupo de reeducação alimentar

Ao longo dos anos, o Brasil tem acompanhado uma inversão nos padrões dos distúrbios nutricionais apresentados por sua população. Hoje, a prevalência de obesidade tem crescido ano após ano de forma alarmante, pois a mudança de hábitos alimentares do brasileiro migrou de uma situação de escassez alimentar e de desnutrição, para a realidade de más escolhas alimentares, nas quais alimentos cada vez mais processados com altos índices calóricos, ricos em açúcares, sódio e gorduras, associados ao aumento da renda média e ao surgimento de modos de vida sedentários, resultaram no aumento de peso médio da população, especialmente as populações mais necessitadas financeiramente. Portanto, esse projeto visa sensibilizar a comunidade em geral quanto à necessidade de mudança de hábitos alimentares, pois observa-se a prevalência crescente de excesso de peso, consequentemente, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por 70% das causas de morte no Brasil (CECANE, 2017).

Objetivo geral: incentivar usuários da UBS para a reeducação alimentar visando hábitos saudáveis e sensibilizar quanto à necessidade de realizar exercício físico. Objetivos Específicos: Identificar alimentação saudável e entender o processo de mudança. Mobilizou-se usuários que manifestaram interesse em participar do grupo em ações de saúde, que se propuseram a fazer uma mudança de hábitos alimentares a fim de formar um grupo (com no máximo 18 e mínimo 10 pessoas) de apoio para desenvolver tais mudanças. Após o grupo formado ocorreram encontros periódicos de 15 em 15 dias por 6 meses. As atividades ocorreram na UBS às 19h00 nas quais consistem em 8 reuniões, com a duração de 1hora e 30 minutos, onde realizou-se atividades de antropometria, palestras com ênfase nos aspectos psicológico envolvidos no processo de mudança, assim como orientações alimentares, relatos de experiências, estimulou-se o grupo a realizar atividade física, que serviria como auxílio para ganho de qualidade de vida.

No desenvolvimento dos três grupos de reeducação alimentar obteve-se a participação de um total de 45 usuários desta UBS, que se apropriaram de informações a respeito de alimentação saudável, bem como orientações e dicas para melhorar a alimentação. Além de abordar os assuntos relativos aos aspectos psicológicos e sociais envolvidos neste processo. Nos encontros foram realizadas as avaliações antropométricas para mensurar os resultados obtidos, apesar de que alguns apresentarem grandes dificuldades de adesão aos planos alimentares. Em momento oportuno ocorreram as rodas de conversa onde todos os participantes expressaram seus sentimentos, angústias, êxitos relativos ao processo de reeducação alimentar. Com vistas nos resultados obtidos, entende-se que estas ações são importantes de serem realizadas na comunidade, pois refletem em melhoria na qualidade de vida dos usuários e de seus familiares, além de instigar neles uma visão critica com relação às escolhas alimentares, bem como a promoção e prevenção com relação as doenças crônicas relativas a síndrome metabólica.

Principal

Maria Tereza Almeida Menna Barreto

terezabarreto@bol.com.br

Coautores

Ana Cristina Barbosa Oliveira Paiva, Déborah Pereira Amorim,

A prática foi aplicada em

Aparecida do Rio Negro

Aparecida do Rio Negro

Aparecida do Rio Negro

Aparecida do Rio Negro

Aparecida do Rio Negro

Aparecida do Rio Negro

Aparecida do Rio Negro

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

Aparecida do Rio Negro - TO, 77620-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sebastiana Luzia Da Conceição Batista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

09 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba