Olá,

Visitante

Consulta compartilhada de puericultura: uma abordagem multiprofissional

O PAPEL DA PUERICULTURA ESTÁ CENTRADO NA PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DA SAÚDE E NA DETECÇÃO PRECOCE DE ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA QUE SEJAM PASSÍVEIS DE MODIFICAÇÃO, OBJETIVANDO MINIMIZAR O IMPACTO DESTAS NO POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DOS INDIVÍDUOS. DIANTE DA NECESSIDADE DO SERVIÇO, O ELEVADO NÚMERO DE CRIANÇAS NO TERRITÓRIO, NECESSIDADE DE INTERCONSULTA ENTRE OS PROFISSIONAIS, HOUVE UMA DECISÃO CONJUNTA DE DISPONIBILIZAR UMA AGENDA COMPARTILHADA PARA O ATENDIMENTO DESSAS CRIANÇAS, SENDO ASSIM REALIZADAS AS CONSULTAS MULTIPROFISSIONAIS COMPARTILHADAS DE PUERICULTURA DAS CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS.
OBJETIVOS:
OBJETIVA-SE NARRAR A VIVÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) E DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL (EMULTI) DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB, FRENTE ÀS SUAS EXPERIÊNCIAS NA REALIZAÇÃO DE CONSULTAS COMPARTILHADAS DE PUERICULTURA, COM ABORDAGEM EM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS DE IDADE. INTENSIFICANDO A FORÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO ATENDIMENTO INTEGRAL.

TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DE UMA AÇÃO REALIZADA NA ESF1 DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB, CONSTRUÍDO A PARTIR DE UM OLHAR DIFERENCIADO NO QUE TANGE À IMPORTÂNCIA DA CONSULTA COMPARTILHADA MULTIPROFISSIONAL NO ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS DE IDADE. OS ATENDIMENTOS SÃO DESENVOLVIDOS PELA ENFERMEIRA, FISIOTERAPEUTA E NUTRICIONISTA, SENDO REALIZADOS EM MÉDIA 12 ATENDIMENTOS POR SEMANA, VISTO QUE, NO CRONOGRAMA DA EQUIPE É DISPONIBILIZADO UM DIA PARA ATENDIMENTO DE PUERICULTURA. DURANTE AS CONSULTAS AS CRIANÇAS PASSAM POR AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA COM AVALIAÇÃO DE TODAS AS CURVAS DE DESENVOLVIMENTOS DA OMS, SÃO REALIZADAS ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS INDIVIDUALIZADAS, COM PRESCRIÇÃO DE CARDÁPIOS E SUPLEMENTAÇÃO INDICADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE (SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO, DE VITAMINA D3, VITAMINA A), ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE IMUNIZAÇÃO, EXAME FÍSICO, AVALIAÇÃO CLÍNICA DE ENFERMAGEM, AVALIAÇÃO DA FISIOTERAPIA, REALIZANDO TODOS OS TESTE DE REFLEXOS E AVALIAÇÃO DOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO.
TODAS AS CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA RECOMENDADA SÃO ACOMPANHADAS, SENDO REALIZADA A BUSCA ATIVA PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS). GERALMENTE SÃO ACOMPANHADAS AS CRIANÇAS DA MICROÁREA DE DOIS ACS’S POR SEMANA, OS MESMOS SÃO RESPONSÁVEIS POR FAZEREM O ACOLHIMENTO DESSAS CRIANÇAS NA UBS NO DIA DA CONSULTA E REALIZAREM SALAS DE ESPERA COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES DE SAÚDE, TORNANDO UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO À SAÚDE.

A CONSULTA COMPARTILHADA POSSIBILITOU A INTEGRALIZAÇÃO DO TRABALHO, A COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE SAÚDE, A EDUCAÇÃO PERMANENTE, INCENTIVANDO A TROCA DE SABERES E COM ISSO, AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE O CASO ASSISTIDO, GERANDO UMA INTEGRALIDADE DO CUIDADO E UMA MELHOR ASSISTÊNCIA AO PACIENTE , ALÉM DE DIMINUIR OS ENCAMINHAMENTOS DOS PROFISSIONAIS DA ESF PARA CONSULTA INDIVIDUALIZADAS AGENDADAS PARA OS PROFISSIONAIS DA EMULTI, E CONSEQUENTEMENTE UMA MELHOR RESOLUÇÃO DAS DEMANDAS DE SAÚDE DAS CRIANÇAS ACOMPANHADAS.

ALINHAMENTO DOS CRONOGRAMAS DAS EQUIPES SAÚDE DA FAMÍLIA E eMULTI, PLANEJAMENTO MENSAL, LEVANTAMENTO E RESULTADOS, INSERÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE NO PROCESSO DE BUSCA E AGENDAMENTO.

Principal

Polyana da Silva Macêdo

polyanamacedo80@gmail.com

Nutricionista

Coautores

Polyana da Silva Macêdo1, Délis Pâmella de Fátima Dantas Lima, Jéssica Dantas Quiulo

A prática foi aplicada em

Nova Palmeira

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

RUA ALMISA ROSA , N 237

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

DÉLIS PÂMELLA DE FÁTIMA DANTAS LIMA

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

14 abr 2024

e atualizada em

14 abr 2024

Início da Execução

02/03/2022

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba