Concurso de redação para o ensino fundamental – Prêmio Maria José Pereira Mota

Acreditamos que a Cultura de Paz se faz nas pequenas ações do cotidiano, no nosso jeito de nos comunicar com os outros, na nossa forma de lidar com conflitos e sentimentos como frustração e raiva, na nossa capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças e de sermos tolerantes. Cada um de nós pode ser um construtor da Paz e ainda influenciar com nossa maneira de agir, o grupo de pessoas que nos cercam a serem multiplicadores de hábitos e atitudes de cultura de paz. Entendemos que falar de Cultura de Paz em um momento social tão violento é um grande desafio, contudo é um assunto imprescindível para quem trabalha no campo da educação, principalmente para educadores da Educação Básica, etapa da vida escolar em que crianças e jovens, como seres em desenvolvimento, necessitam de uma formação substancial nas várias dimensões da vida (afetiva, emocional, cognitiva, ética, social, cultural, dentre outras), bem como de todo o empenho profissional e generosidade humana por parte dos profissionais envolvidos diretamente no cotidiano escolar. A escola, hoje, se tornou um espaço revelador de conflitos violentos, seja entre alunos/as, seja entre alunos/as e professores/as ou entre alunos e outros sujeitos que compõem o cenário de inúmeras instituições escolares. Lamentavelmente a escola, em especial a pública, tem sido protagonista de vários episódios que têm preocupado a sociedade, principalmente as pessoas que nela se arriscam diariamente, educadores, pais, bem como autoridades e pesquisadores. (Elilian Basílio e Silva). Sendo assim, o projeto apresentou como OBJETIVO GERAL: Promover atividades de promoção da saúde, estimulando as escolas participantes a discutirem no âmbito da comunidade escolar a questão da cultura de paz e divulgar os malefícios ocasionados a saúde pela combinação entre álcool, trânsito, sexo sem preservativo e outras comportamentos agressivos. Tendo como METAS: levar a discussão da cultura de paz para os alunos do 5º ao 9º ano das escolas municipais e estaduais do Município de São José da Tapera(AL).

O Município de São José da Tapera possui uma área geográfica total de 519,626 Km², com população geral de 30.088 habitantes, destes 14.850 do sexo masculino e 15.238 do sexo feminino (CENSO IBGE 2010). Em levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município conta com aproximadamente 130 comunidades rurais (sítios, povoados, fazendas e distrito), os quais possuem como principal meio de locomoção motos e carros particulares.Observa-se que nos últimos tempos aumentou-se consideravelmente o número de acidentes automobilísticos nas vias municipais, uma vez que a população insiste na mistura de álcool e trânsito, uma combinação perigosa, que tem deixado muitas vítimas entre os nossos jovens. Infelizmente, outros fatores também foram observados, tais como: aumento da violência no ambiente escolar e maior percepção entre os profissionais da educação sobre o uso de drogas pelos alunos. Desta forma, este concurso social e educacional foi promovido pela Prefeitura Municipal de São José da Tapera/AL, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (PSE/NUPS), da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistencial Social, tendo como objetivo o incentivo educacional, social e cultural dos(as) participantes a adotarem uma postura de paz no seu cotidiano, pois esta atitude possivelmente contribuirá para minimizar ações de violência intrafamiliar e extrafamiliar, como: bullying, negligência, agressão física, verbal, psicológica, e sexual, entre outros. A realização deste concurso visa ainda estimular nas escolas participantes a leitura, a escrita, a discussão e o debate sobre a importância da Cultura de Paz, visando incentivar a adoção de valores como: respeito e diálogo para a resolução de problemas, já que a comunidade escolar vem corriqueiramente sendo vítima de atitudes violentas. Cumprindo assim a proposta da política de promoção em saúde visando a integração entre redes, com o objetivo de minimizar a referida problemática e contribuir de forma positiva na qualidade de vida da população.

– Iniciamos este trabalho no ano de 2013 e já estamos iniciando a organização da sua 2ª edição

Principal

Neyla Campos Almeida Cordeiro de Menezes

A prática foi aplicada em

São José da Tapera

Alagoas

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Neyla Campos Almeida Cordeiro de Menezes

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

09 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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