O autismo é considerado como um transtorno em detrimento ao mesmo englobar a síndrome de asperger e abarcar diversas dificuldades do desenvolvimento humano, recebendo assim o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos dias atuais, vive-se uma época em que todos os ambientes devem trabalhar com a inclusão, principalmente no ambiente escolar, pois é nele em que o indivíduo é preparado para viver em sociedade. A importância do tema abordado dar-se por razão do entendimento do processo da inclusão do aluno autista na escola regular da rede pública e suas contribuições, pois, o ensino inclusivo é um direito conquistado e é dever de toda sociedade aceitar e respeitar as diferenças. Desse modo, foi levantado um estudo voltado para a inclusão dos autistas, pois o mesmo gera grandes lacunas no que se diz na concretização do mesmo, bem como, a maneira de aceitar e trabalhar, que vai muito além do teorizar.

Implantar a Clínica Escola Mundo Autista no município de Araguaína. Realizar atendimento multiprofissional que atendam às necessidades específicas das crianças autistas. Motivar o fortalecimento dos vínculos entre famílias com crianças e os profissionais. A pesquisa partiu-se de um estudo bibliográfico, que possibilitaram maior abrangência e respaldo sobre o assunto. A pesquisa bibliográfica fornece suporte ao conhecimento e análise das principais contribuições que o serviço pode trazer aos beneficiários.

O atendimento para crianças autistas, deve ser um trabalho coletivo entre os profissionais da escola, e também, é de extrema importância que um profissional capacitado e formado adequadamente acompanhe esse aluno diariamente. Esse acompanhamento fortalece o vínculo do autista com uma pessoa de confiança e referência e facilita o trabalho pedagógico do professor. Sabemos que existam as manifestações mais comuns, elas não são condições determinantes para diagnosticar um autista. É necessário um acompanhamento profissional minucioso e processual para se diagnosticar com precisão. A inclusão das crianças autistas é um processo contínuo, pois o mesmo tem sempre o que melhorar a partir de olhares atentos sobre os pontos positivos e os negativos. Os pontos positivos devem ser compartilhados com os demais profissionais envolvidos, porém os pontos negativos também devem ter o mesmo grau de importância, pois antes de ser um erro é um acontecimento a ser refletido, sabendo que é através da tentativa que pode-se pensar em outras estratégias de melhorias para crianças autistas.

Principal

Jean Luis Coutinho Santos

jeanluis1@hotmail.com

Coautores

Jean Luis Coutinho Santos

A prática foi aplicada em

Araguaína

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

R. José Elías Rosa, 151-101 - São João, Araguaína - TO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Jean Luis Coutinho Santos

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

17 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas