- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
O Pré-natal (PN) engloba não apenas a fase gestacional da mulher, mas também se estende ao seu puerperio. É um processo importante que permite tanto prevenir, como detectar doenças que podem colocar em risco a vida da mãe e do feto. É bom salientar que, dentro de um contexto atual, o PN também faz inserção do pai na participação desse acompanhamento, a fim de, possibilitar um atendimento integral a usuária, como orienta o Ministério da Saúde (MS). Apesar da relevância do PN, algumas gestantes da Estratégia de Saúde da Família (E.S.F.) Branca II, Atalaia – AL,apresentavam pouco comprometimento com as ações desenvolvidas durante todo processo e baixa adesão dos parceiros. Isto instigou a enfermeira a desenvolver o método intitulado: Circuito Eu Sou SUS Pré-natal, realizado com gestantes da unidade entre julho do ano de 2017 a fevereiro de 2019. É bom ressaltar que, o circuito é executado até os dias atuais, sendo reajustado mediante novos protocolos.
O Circuito Eu Sou SUS – PN inicia com a gestante assinando um termo de compromisso e amor com o binômio. o Circuito reúne etapas que a gestante percorre no PN em um cartão, criado para esse fim, que possui a imagem da letra “M” enfatizando Mãe-Mulher, nele há espaços para os profissionais da saúde registrarem as ações preconizadas pelo MS que a gestante seguiu, até concluir o percurso. São dados das consultas de PN médico-enfermeira consulta do papai atividades educativas testes rápidos imunização saúde bucal visita a maternidade, construção do plano de parto ensaio fotográfico, consulta domiciliar puerperal.
Colaborar com o aperfeiçoamento da adesão as práticas do PN, fortalecer a rede SUS e proporcionar estratégias de estreitamento do vínculo da gestante e do parceiro com a E.S.F., bem como possibilitar empoderamento a essas mulheres nas ações contempla Trabalho realizado com gestantes da E.S.F. Branca-II, Atalaia – AL, efetivado entre julho do ano de 2017 a fevereiro, 2019.
Foram perceptíveis resultados significativos com a implantação do circuito. Houve mudanças na postura da gestante e do papai, estes se tornando sujeitos ativos no processo, aderindo ao circuito sem apresentar problemas para permanência, mostrando compromisso e interesse, inclusive compreensão da relevância das etapas do PN, bem como das informações dispostas no cartão e na caderneta da gestante, favorecendo a sua participação efetiva durante o PN. Também, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB aumentou o índice das consultas do PN do papai, onde a adesão a princípio era zero, passando para uma cobertura de mais de 60% dessas consultas. Por tudo isso, comprovando a viabilidade da utilização do instrumento trabalhado.o Circuito Eu Sou SUS Pré – natal constitui um trabalho em rede com vista à longitudinalidade da assistência, integrando as fases do PN, contemplando de forma holística e humanizada os atores envolvidos nesse processo, tornando-os protagonistas. Isso possibilitou empoderar os usuários, estes que, passaram a comparecer as ações e consultas com compromisso e co-responsabilidade. Logo, a nova abordagem reflete em boas práticas, sendo a gestante, o papai e o bebê beneficiados por um SUS para todos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO