Olá,

Visitante

Caravana da Vacinação Mirandiba Pe

A caravana da vacinação surgiu em meio as vacinas de rotina que estavam ficando esquecidas nas unidades de saúde da familia e a população não estava buscando mais os serviços, inclusive mães relatavam que estavam atrasando o cartão de vacinação das suas crianças devido o medo de contrair o covid-19, pois estavam acontecendo às testagens nas USF e uma grande procura pela vacinação da covid 19, sentimos com isso a necessidade de criar uma estratégia no município de forma que as vacinas fossem até as pessoas para que não tivesse mais desculpas, principalmente na imunização das crianças, e idosos, devido ao medo, a distância e os tumultos nas unidades naquele período, então nós programamos a caravana da vacinação com a participação de todas as equipes de saúde da família na época, todas as vacinas de rotina e covid 19. Iniciamos com divulgação no carro de som e redes sociais, comunicando, convidando e alertando a população, orientando sobre a importância da imunização das vacinas, realizando as visitas em todos os bairros e também distritos do nosso município. Melhorando com isso a cobertura vacinal no municipio.

Após análise das baixas coberturas encontrada nas vacinas de rotinas do município e a atual situação da pandemia do covid 19, com grande número de usuários nas unidades de saúde em busca da vacinação do covid19 e realização das testagens, vários usuários com medo e riscos de contrair a doença, os fizeram se distanciar cada vez mais das unidades. Com isso mudamos a estratégia e fomos até as ruas e os domicílios levando a vacinação nas ruas da cidade com a Carvana da vacinação, e todas as equipes das unidades nas buscas da nossa população em especial nossas crianças e idosos.

Realização da Caravana da Vacinação a cada 4 meses, levando também para os distritos, como a descentralização da vacina para diversos pontos estratégicos da cidade uma vez a cada mês.

Após realizarmos 03 caravanas da Vacinação no nosso município, foi visível o resultado positivo que obtivemos, em 2021 finalizamos o ano com apenas 18,75%, e em 2022 conseguimos alcançar a meta da cobertura vacinal em mais de 87,5% das vacinas de rotina das crianças menores de 15 meses. Foi importante descentralizar os serviços e mostrar a população a importância da imunização. Por trás de todo o sucesso da nossa caravana a fragilidade é apenas o custo de toda logística.

Principal

MARIA DO SOCORRO GOMES DE SÁ

Coautores

EMANUELLA NUNES VALÕES, THAMARA CANTARELLI DE CARVALHO TORRES

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo