Olá,

Visitante

Caravana da Vacinação Mirandiba Pe

Categoria não especificada

A caravana da vacinação surgiu em meio as vacinas de rotina que estavam ficando esquecidas nas unidades de saúde da familia e a população não estava buscando mais os serviços, inclusive mães relatavam que estavam atrasando o cartão de vacinação das suas crianças devido o medo de contrair o covid-19, pois estavam acontecendo às testagens nas USF e uma grande procura pela vacinação da covid 19, sentimos com isso a necessidade de criar uma estratégia no município de forma que as vacinas fossem até as pessoas para que não tivesse mais desculpas, principalmente na imunização das crianças, e idosos, devido ao medo, a distância e os tumultos nas unidades naquele período, então nós programamos a caravana da vacinação com a participação de todas as equipes de saúde da família na época, todas as vacinas de rotina e covid 19. Iniciamos com divulgação no carro de som e redes sociais, comunicando, convidando e alertando a população, orientando sobre a importância da imunização das vacinas, realizando as visitas em todos os bairros e também distritos do nosso município. Melhorando com isso a cobertura vacinal no municipio.

Após análise das baixas coberturas encontrada nas vacinas de rotinas do município e a atual situação da pandemia do covid 19, com grande número de usuários nas unidades de saúde em busca da vacinação do covid19 e realização das testagens, vários usuários com medo e riscos de contrair a doença, os fizeram se distanciar cada vez mais das unidades. Com isso mudamos a estratégia e fomos até as ruas e os domicílios levando a vacinação nas ruas da cidade com a Carvana da vacinação, e todas as equipes das unidades nas buscas da nossa população em especial nossas crianças e idosos.

Realização da Caravana da Vacinação a cada 4 meses, levando também para os distritos, como a descentralização da vacina para diversos pontos estratégicos da cidade uma vez a cada mês.

Após realizarmos 03 caravanas da Vacinação no nosso município, foi visível o resultado positivo que obtivemos, em 2021 finalizamos o ano com apenas 18,75%, e em 2022 conseguimos alcançar a meta da cobertura vacinal em mais de 87,5% das vacinas de rotina das crianças menores de 15 meses. Foi importante descentralizar os serviços e mostrar a população a importância da imunização. Por trás de todo o sucesso da nossa caravana a fragilidade é apenas o custo de toda logística.

Principal

MARIA DO SOCORRO GOMES DE SÁ

Coautores

EMANUELLA NUNES VALÕES, THAMARA CANTARELLI DE CARVALHO TORRES

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba