Caminhos para a implementação da Profilaxia Pré-Exposição: de onde partimos e onde queremos chegar

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma estratégia de prevenção ao HIV e envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por indivíduos com sorologia negativa, com vistas à redução significativa de suas chances de infecção. É recomendada para indivíduos que apresentam risco substancial de exposição ao HIV, tais como homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas com múltiplos parceiros sexuais, trabalhadores do sexo, usuários de drogas injetáveis e casais sorodiferentes. Com alta eficácia comprovada, a PrEP constitui-se como parte da estratégia de prevenção combinada, que também inclui o uso de preservativos, a testagem regular para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o tratamento para pessoas com diagnóstico de infecção pelo HIV, dentre outras. A introdução da PrEP é considerada um marco importante no enfrentamento ao HIV, oferecendo uma possibilidade adicional para prevenir novas infecções e reduzir a transmissão viral.

Com 227.731 habitantes, Ipatinga é um município de médio porte, de grande relevância na Região Metropolitana do Vale do Aço e referência para a macrorregião de saúde. Em 2024, concretizou a implementação do serviço de PrEP, vinculado ao Serviço de Atenção Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), sendo o primeiro município, em sua adjacência territorial, a ofertar o serviço, enfatizando sua posição central na articulação das ações em saúde na região.

Desde a sua implementação, em Março de 2024, o serviço de PrEP do município conta, atualmente, com 47 pessoas vinculadas, majoritariamente do sexo masculino (91,4%) e com idade entre 30 e 39 anos (40,4%). Dentre as modalidades de PrEP, 98% das pessoas vinculadas estão em uso diário e contínuo de medicação; e 2% na modalidade sob demanda.

Concluída a concretização da implementação da PrEP no município, novos desafios se delineiam: aprimorar o acompanhamento das pessoas vinculadas, visando a um monitoramento clínico e psicossocial que priorize a saúde e contribua para a autonomia na tomada de decisões; direcionar ações de educação em saúde para populações prioritárias, de forma a ampliar o alcance da oferta. Esses caminhos continuam sendo construídos e trilhados no cotidiano das práticas da equipe, incluindo ações junto à rotina dos serviços e por meio de educação continuada, buscando novas estratégias e conhecimentos.

Principal

Denise Souza

souza.des@gmail.com

Coautores

Érika França, Yensi Sabino

A prática foi aplicada em

Ipatinga

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Ipatinga / Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias

Avenida Zita Soares de Oliveira - Centro, Ipatinga - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Denise Souza

Conta vinculada

06 ago 2024

CADASTRO

08 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas