- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A cidade de Bernardino Batista está localizado no sertão da Paraíba, faz parte da 3ª Macrorregião, vinculado a 9ª Regional de Saúde de Cajazeiras. Conta com uma população de 3.504 habitantes, de acordo com o IBGE (2022).
A oferta dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) no município é composta por duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) distribuídas no território, sendo uma atuando na zona urbana e outra na zona rural. O município possui uma sala de vacina que funciona dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede e oferta uma cobertura a toda população.
As vacinas são formas importantes de prevenção contra doenças, diminui risco de mortalidade, são efetivas e possibilitam erradicar doenças. Em escala mundial, os programas de imunização são os que apresentam os resultados mais impactantes, pois atingem todas as faixas etárias e contribuem significativamente para melhoria e qualidade de vida da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos as vacinas salvam mais de três milhões de vidas no mundo, e através deste dado visualizamos o quanto importante são as estratégias de campanhas de vacinação como uma das políticas públicas prioritárias.
Relatar estratégias executadas para melhoria das condições de saúde da população, tendo em vista às dificuldades para atingir as metas das coberturas de vacinas no município de Bernardino Batista, levando em consideração a densidade geográfica que apresenta uma grande extensão rural e de difícil acesso, buscamos traçar metas de melhorias e facilitar a aproximação dos usuários a sala de vacina, a fim de ampliar a oferta efetiva da vacinação para toda população.
É compreendido que a cobertura vacinal é imprescindível para proteção populacional e visa o controle, erradicação e prevenção de doenças. Diante disso, o presente estudo tem por finalidade relatar a realização de estratégias de educação na saúde em prol da vacinação para todos os ciclos de vida.
A partir da ferramenta 5W2H, foi realizado o planejamento e após reuniões com os atores sociais envolvidos, colocado em prática através de parcerias com as ESFs, os agentes comunitários de saúde (ACS) e Programa de Saúde na Escola (PSE), fazendo busca ativa aos usuários, com cronogramas coligados às equipes, dentro de algumas ações como: hiperdia nas microáreas, puericultura, bem como ofertas de vacinas no Projeto Saúde Itinerante, orientações e educação continuada para a população na sala de espera das unidades básicas.
Ademais, foram realizados Dia D multivacinação aos finais de semana, extensão do horário de funcionamento da sala de vacinas, com ampla divulgação em cronogramas, Pit Stop no centro da cidade e por meio de vias de comunicação: programas de rádio, redes sociais e carros de som, além de visitas domiciliares, aos usuários em localidades com maior dificuldade de acesso.
Diante do exposto, pode-se concluir que a utilização da ferramenta 5W2H configura-se como um instrumento bastante efetivo no que diz respeito as estratégias de vacinação no munícipio. O planejamento foi realizado de forma coordenada focando nas metas, objetivos e ações coletivas descomplicadas, com o público-alvo estabelecido, principalmente, com a parceria dos atores sociais, para além da sala de vacina.
Isso contribuiu de forma significativa para a obtenção de resultados exitosos, como a melhoria nas coberturas vacinal, uma vez que estamos conseguindo atingir a população residente em áreas de difícil acesso.
Desse modo, essas estratégias caracterizam como instrumentos indispensáveis para engrandecer a interação entre serviço e comunidade, além de contribuir para incentivar a população a vacinação, alertando sobre importância deste ato na prevenção de diversas doenças.
Bernardino Batista, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO