Olá,

Visitante

Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista

A cidade de Bernardino Batista, está localizado no sertão da Paraíba, faz parte da 3ª Macrorregião, vinculado a 9ª Regional de Saúde de Cajazeiras. Conta com uma população de 3.504 habitantes, de acordo com o IBGE (2022).
A oferta dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) no município é composta por duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (eESF) distribuídas no território, sendo uma atuando na zona urbana e outra na zona rural. O município possui uma sala de vacina que funciona dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sede e oferta uma cobertura a toda população.
As vacinas são formas importantes de prevenção contra doenças, diminui risco de mortalidade, são efetivas e possibilitam erradicar doenças. Em escala mundial, os programas de imunização são os que apresentam os resultados mais impactantes, pois atingem todas as faixas etárias e contribuem significativamente para melhoria e qualidade de vida da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos as vacinas salvam mais de três milhões de vidas no mundo, e através deste dado visualizamos o quanto importante são as estratégias de campanhas de vacinação como uma das políticas públicas prioritárias.

Relatar estratégias executadas para melhoria das condições de saúde da população, tendo em vista às dificuldades para atingir as metas das coberturas de vacinas no município de Bernardino Batista, levando em consideração a densidade geográfica que apresenta uma grande extensão rural e de difícil acesso, buscamos traçar metas de melhorias e facilitar a aproximação dos usuários a sala de vacina, a fim de ampliar a oferta efetiva da vacinação para toda população.
É compreendido que a cobertura vacinal é imprescindível para proteção populacional e visa o controle, erradicação e prevenção de doenças. Diante disso, o presente estudo tem por finalidade relatar a realização de estratégias de educação na saúde em prol da vacinação para todos os ciclos de vida.

A partir da ferramenta 5W2H, foi realizado o planejamento e após reuniões com os atores sociais envolvidos, colocado em prática através de parcerias com as eESF, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Programa de Saúde na Escola (PSE), fazendo busca ativa aos usuários, com cronogramas coligados às equipes, dentro de algumas ações como: Hiperdia nas microáreas, puericultura, bem como ofertas de vacinas no Projeto Saúde Itinerante, orientações e educação continuada para a população na sala de espera das Unidades Básicas.
Ademais, foram realizados “Dia D multivacinação” aos finais de semana, extensão do horário de funcionamento da sala de vacinas, com ampla divulgação em cronogramas, Pit Stop no centro da cidade e por meio de vias de comunicação: programas de rádio, redes sociais e carros de som, além de visitas domiciliares, aos usuários em localidades com maior dificuldade de acesso.

Diante do exposto pode-se concluir que a utilização da ferramenta 5W2H configura-se como um instrumento bastante efetivo no que diz respeito as estratégias de vacinação no munícipio. O planejamento foi realizado de forma coordenada focando nas metas, objetivos e ações coletivas descomplicadas, com o público alvo estabelecido, principalmente, com a parceria dos atores sociais, para além da sala de vacina.
Isso contribuiu de forma significativa para a obtenção de resultados exitosos, como a melhoria nas coberturas vacinal, uma vez que estamos conseguindo atingir a população residente em áreas de difícil acesso.
Desse modo, essas estratégias caracterizam como instrumentos indispensáveis para engrandecer a interação entre serviço e comunidade, além de contribuir para incentivar a população a vacinação, alertando sobre importância deste ato na prevenção de diversas doenças.

Principal

Severina Alves de Andrade

lais.sev.andrade@hotmail.com

Enfermeira/Coordenadora de Imunização

Coautores

Severina Alves de Andrade Paloma de Almeida Oliveira Maria Lucenira Costa Suzanna Cavalcante Lins Ruth Rany Pereira Viana Ana Carolina Viana Marcos Antônio Viana Francisco de Assis Pinheiro de Freitas Gerisnalda Santana Pereira

A prática foi aplicada em

Bernardino Batista

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua francisco Egidio dos santos s/nº – Centro – CEP 58.922-000 – Bernardino Batista / PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Paloma de Almeida Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

13 abr 2024

e atualizada em

13 abr 2024

Início da Execução

05/09/2023

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba