Café com gestor: escuta e cogestão na valorização dos trabalhadores da rede de atenção psicossocial de Mantena (MG)

Você já pode imprimir seu certificado

Wesley Alves de Oliveira

Wesley

Wesley Alves de Oliveira

favor seguir os ajustes necessários abaixo:

Nenhuma recomendação da moderação

A experiência “Café com Gestor: experiência de escuta, cogestão e valorização dos trabalhadores na RAPS de Mantena/MG” foi desenvolvida no último quadrimestre de 2025, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial do município. Surgiu da percepção de sofrimento, insegurança e sobrecarga entre os trabalhadores, cenário intensificado pela oscilação da gestão e por seus efeitos no cotidiano dos serviços. Teve como objetivo fortalecer o coletivo da RAPS, ampliar a escuta institucional e criar espaços de cogestão entre trabalhadores e gestão, favorecendo a identificação de nós críticos, a validação de sentimentos e a construção de respostas mais compartilhadas e resolutivas. A implementação ocorreu por meio de rodas de conversa, espaços protegidos de fala e devolutivas verbais, com participação de aproximadamente 30 profissionais da Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada, CAPS II, CAPSi e Secretaria Municipal de Saúde. Foram realizadas rodas com gerentes, coordenadores e profissionais da rede, com presença da gestão na maior parte dos encontros, o que favoreceu escuta direta, pactuações e aproximação entre quem vivencia os problemas e quem participa das decisões. A experiência vem sendo estruturada para continuidade como espaço permanente de diálogo, por meio da proposta “Café com Gestor”.

A experiência foi motivada pelo sofrimento, pela insegurança e pela sobrecarga vivenciados pelos trabalhadores da RAPS de Mantena/MG, agravados pela oscilação da gestão e por seus impactos sobre os processos de trabalho. Observava-se fragilidade na comunicação entre serviços, tensão nas relações institucionais e ausência de espaço protegido para escuta, troca de experiências e construção coletiva de soluções. Identificou-se, assim, a oportunidade de transformar queixas fragmentadas em análise compartilhada do cotidiano, fortalecendo vínculos entre equipes e gestão e valorizando o cuidado ao cuidador como estratégia concreta de qualificação do trabalho no SUS.

Entre os principais resultados observados, destacam-se a melhora na convivência entre os profissionais, o amadurecimento das discussões institucionais e o fortalecimento de construções mais resolutivas no cotidiano da rede. A experiência ampliou a circulação da palavra entre diferentes pontos da RAPS, favoreceu a validação de sentimentos e percepções dos trabalhadores e aproximou gestão e equipes por meio de devolutivas mais imediatas. Como inovação, mostrou que um dispositivo simples, de baixo custo e alta aplicabilidade pode produzir efeitos relevantes na valorização do trabalho, na humanização das relações institucionais e na qualificação da atenção. Como desdobramento, a proposta lançou bases concretas para continuidade por meio do “Café com Gestor” como espaço permanente de diálogo e cogestão.

Para implementação de prática semelhante, recomenda-se iniciar com uma escuta simples, organizada e comprometida com a realidade dos trabalhadores, sem transformar o espaço em reunião burocrática ou apenas em espaço de queixa sem encaminhamento. É importante garantir horário protegido, participação de diferentes pontos da rede e presença da gestão em parte dos encontros, para favorecer devolutivas, pactuações e corresponsabilização. Também é fundamental criar ambiente seguro, respeitoso e não punitivo, no qual os profissionais possam falar sobre dificuldades, sentimentos e ideias. A regularidade dos encontros, mesmo que com formato simples, ajuda a consolidar vínculos e fortalecer o coletivo. O mais importante é reconhecer que cuidar de quem cuida não é ação acessória, mas condição necessária para sustentar o trabalho vivo e qualificar o cuidado no SUS.

autor Principal

Wesley Alves de Oliveira

wesleyalvesoliveira.wao@gmail.com

Referência Técnica em Saúde Mental do Município de Mantena

Coautores

Wesley Alves de Oliveira

A prática foi aplicada em

Mantena

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Avenida José Mol - Mantena, MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Wesley Alves de Oliveira

Conta vinculada

07 maio 2026

CADASTRO

07 maio 2026

ATUALIZAÇÃO

01 nov 2025

inicio

fim

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos