FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Melhorar a qualidade de vida dos usuários aliviando sintomas e empoderando-os com autoconhecimento e autoaceitação sobre seu acometimento físico, mental, além de proporcionar aos mesmos, alternativas integrais de tratamento. As oficinas em grupos, necessitam apenas de recurso humano capacitado o que gera baixo investimento financeiro e diminuição de custos para sociedade. O objetivo dessa experiência é reduzir o sofrimento de pacientes e familiares através de alternativas em grupos, chamados OFICINA DA SAÚDE, permitindo o acesso facilitado em encontros semanais com duração de uma hora, com aulas de Yoga, meditação, ensinamentos de medicina tradicional chinesa (MTC), práticas neurolinguísticas (PNL) e imaginação ativa, além de acesso à atendimentos individuais em PIC´s se houver necessidade. Conta também com Oficina de Informação bimestral sobre temas de promoção à saúde integral. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A dinâmica do projeto aconteceu nas etapas que seguem:
A integralidade é um dos princípios doutrinários do sistema único de saúde e sua prática é discutida como uma estratégia para a concretização de uma assistência voltada para as reais necessidades da população, e deve ser implementada atravésde metodologias que estimulem o autoconhecimento / autoaceitação do usuário e de suas condições físicas e mentais, sendo este o ponto inicial para condução dos tratamentos das desordens orgânicas. As práticas integrativas e complementares através de técnicas como meditação, yoga, programação neurolinguística (PNL) e dos conhecimentos da medicina tradicional chinesa (MTC) são importantes ferramentas para estimular o processo de empoderamento da saúde no indivíduo e nos seus círculos de convivência. Promover a saúde tem se tornado emergencial pois é fato que as demandas para controle e tratamento de enfermidades crônico-degenerativas e de ordem emocional vem crescendo nos serviços de saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os transtornos mentais atingem cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, representando 13% do total de todas as doenças. Estima-se que 7% a 40% da população mundial sofra de dor crônica (Dellaroza e Matsuo, 2007). Arroio Trinta – SC é uma cidade de pequeno porte localizada no meio-oeste catarinense, com população de 3564 habitantes, e vem apresentando números crescentes na sua Unidade Básica de Saúde de usuários que necessitam de tratamentos para enfermidades crônico-degenerativas e dos seus acometimentos emocionais. O projeto OFICINA DA SAÙDE! Corpo e Mente – Ressignificados Pelas PIC´s vem sendo desenvolvido desde 2013 pela equipe NASF/ESF como alternativa multidisciplinar para proporcionar atendimentos continuados aos usuários que necessitam de acompanhamento visando o estímulo a mudanças bio/psico/motoras. As práticas corporais e mentais acontecem semanalmente e os usuários são encaminhados por demanda livre ou pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde.
A saúde mental e a saúde física são dois elementos totalmente ligados e profundamente interdependentes. Avanços na neurociência e na medicina do comportamento já mostraram que essas doenças resultam de uma complexa interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Assim, é necessário proporcionar cuidados primários de saúde que visem a integralidade do ser humano, criando junto à comunidade, propostas de promoção de saúde.Arroio Trinta atualmente tem 4,9 % da sua população total participando das oficinas semanais de práticas integrativas e complementares. Os resultados quantitativos, mostram diminuição significativa do número de consultas médicas com queixas de ansiedade, tristeza, insônia, medos, dores articulares, osteo-musculares, cuidados e limitações nas atividades de vida diária, após a aplicação desse projeto, e, os resultados qualitativos são evidenciados através das percepções dos pacientes e profissionais, os quais verbalizam satisfação por receberem um trabalho que considere a integralidade do ser humano.Ainda deve-se considerar que a incorporação e implementação das PIC´s no SUS, potencializam a perspectiva de prevenir os agravos e de promover a recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde. Com esse projeto, Arroio Trinta conseguiu cumprir diretrizes do SUS como: estruturação e fortalecimento da atenção em Práticas Integrativas e Complementares
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO