Olá,

Visitante

Avaliação dos Serviços de Saúde pelos Usuários do SUS-Guarulhos

É composto por: Avaliação Individual, da Equipe, dos Serviços de Saúde, Plano de Metas, Histórico funcional, Aperfeiçoamento profissional e Avaliação de Acompanhamento. Este Programa envolve todas as instâncias da Secretaria e é aplicado de forma processual, contínua e periódica para os seus trabalhadores. Conta com a forte e efetiva participação dos usuários na Avaliação dos Serviços de Saúde, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde e dos Conselhos Gestores de cada Unidade de Saúde. Justificativa O desempenho é analisado por diferentes atores, promove interação entre avaliador e avaliado, valoriza a opinião do usuário ao utilizar o resultado para a busca da melhoria contínua. Objetivo Propiciar ao usuário avaliar os serviços prestados pelos trabalhadores e as áreas das Unidades de Saúde, fortalecendo sua participação. Descrição sucinta A Avaliação dos Serviços de Saúde é realizada através de formulário que é depositado em urnas específicas, disponíveis em lugares de fácil acesso nas Unidades nos quais os usuários avaliam: Qualidade e Agilidade do atendimento, Informações e Resultados obtidos, com os conceitos: ótimo, bom, regular ou ruim. Além disso, no verso do formulário, o usuário tem a oportunidade de avaliar os serviços prestados por área, como exemplo: na área médica, de enfermagem, recepção, limpeza, etc, com os mesmos conceitos e com um campo para observações, o que resulta em um diagnóstico dos serviços prestados por área e não influencia na nota das equipes. Em cada ciclo, formulários e urnas são apresentados aos usuários em reuniões com os conselheiros municipais de saúde, conselheiros gestores e nas reuniões de controle social, onde são esclarecidos os objetivos, prazos e consequências do processo avaliativo, bem como é estimulada a efetiva participação dos mesmos. Os resultados se dão por notas para cada equipe, que computado aos demais instrumentos do Programa de Avaliação, são condicionantes para a evolução individual na carreira. Resultados e ou recomendações da experiência A Avaliação dos Serviços de Saúde, aplicada em 2010, contou com 33.950 formulários, onde 60% das Unidades alcançaram os conceitos Ótimo e Bom. E, em 2011, contou com 25.861 formulários, onde 55% das Unidades alcançaram os conceitos Ótimo e Bom. Neste programa destaca-se a importância da participação dos usuários em seu pleno exercício de cidadania e da oportunidade legítima de avaliar, acompanhar, monitorar e planejar os Serviços de Saúde. Constitui um instrumento de fortalecimento e respeito ao preceito constitucional de garantir a efetiva participação social na gestão do sistema local de Saúde, além de contribuir na melhoria contínua do atendimento ao usuário.

Avaliação dos Serviços de Saúde pelos usuários do SUS-Guarulhos Introdução O Programa de Avaliação de Desempenho da Secretaria da Saúde de Guarulhos, previsto na Lei 6359/2008, avalia o desempenho dos trabalhadores, a qualidade dos serviços prestados e subsidia o Plano de Educação Permanente

Principal

Solange Cristina Aparecida Vialle

A prática foi aplicada em

Guarulhos

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Solange Cristina Aparecida Vialle

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Agenda participativa: contribuição para o fortalecimento do planejamento em saúde de Guaraí (TO)
Tocantins
Práticas
Intersetorialidade: Concepção Ampliada de Saúde nas Ações do Conselho Local de Saúde das Gramas – Castro /Pr
Paraná
Práticas
Pré conferências locais de saúde: um exemplo de democracia na saúde de Porto Velho (RO)
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo