Avaliação de desempenho individual como fator de desenvolvimento profissional: o modelo automatizado da secretaria de saúde do município de Manaus

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Nas organizações públicas de saúde, os encontros nacionais aprovaram relevantes diretrizes em gestão de recursos humanos, percebendo, desta forma, que o interesse por melhores impactos nos resultados das ações da administração pública implica na necessidade de profissionais comprometidos e capacitados de acordo com o perfil requerido por suas funções para que possam ser inseridos nos diversos pontos da rede de atenção à saúde. Assim, as expectativas em relação aos profissionais voltam-se para o seu desempenho e comprometimento com a instituição e seus, conseqüentes, resultados para a sociedade. Daí a necessidade dos resultados ou desempenhos humanos serem mensurados, acompanhados e avaliados em relação ao que a empresa espera como indicadores de desenvolvimento favoráveis. Pois o desenvolvimento organizacional está na maneira de utilizar o potencial das pessoas e colocá-lo, eficazmente, na busca de soluções e de serviços inovadores. Percebe-se então que, a importância da avaliação de desempenho para o crescimento institucional, refere-se principalmente ao fato de poder mensurar o resultado das pessoas da organização em determinado período de tempo, e direcionar suas ações e políticas no sentido de melhorar a atuação organizacional, visando assim, monitorar seu progresso e consolidar a satisfação de seu usuário. Neste contexto, considerando a importância deste processo de avaliação de desempenho para o desenvolvimento organizacional, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), em 2011, com o quadro funcional de 9.451 servidores (6.873 estatutátios e 2.578 outros vínculos empregatícios) lotados em uma estrutura distribuída em 4 distritos urbanos, 1 Rural, 1 Sede Central e mais de 200 unidades de saúde, criou-se uma metodologia de avaliação periódica de desempenho (APD) individual utilizado em ciclos anuais, destinado a mensurar a qualidade do desempenho do servidor público da saúde estável ou estabilizado e servir como critério obrigatório para o seu desenvolvimento na carreira no serviço público. Bem como coletar e disponibilizar informações acerca da qualidade e das deficiências dos instrumentos colocados à disposição do avaliado para o desempenho das suas atribuições

Mensurar a qualidade do desempenho do servidor público da saúde tornando-o critério obrigatório para o desenvolvimento na carreira no serviço público.

Percebendo-se o resultado alcançado de 82,11% de avaliações efetivadas e seu resultado permitir a progressão na carreira, verifica-se a possibilidade de aplicabilidade do procedimento manualmente ou em forma de programa eletrônico no serviço público da saúde, com cautela e restrição quanto à quantidade de servidores.

Principal

Jonis Angelim da Silva

Coautores

Jonis Angelim da Silva

A prática foi aplicada em

Manaus

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Manaus - Avenida Maceió - Adrianópolis, Manaus - AM, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Jonis Angelim da Silva

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

18 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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