- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Nas organizações públicas de saúde, os encontros nacionais aprovaram relevantes diretrizes em gestão de recursos humanos, percebendo, desta forma, que o interesse por melhores impactos nos resultados das ações da administração pública implica na necessidade de profissionais comprometidos e capacitados de acordo com o perfil requerido por suas funções para que possam ser inseridos nos diversos pontos da rede de atenção à saúde. Assim, as expectativas em relação aos profissionais voltam-se para o seu desempenho e comprometimento com a instituição e seus, conseqüentes, resultados para a sociedade. Daí a necessidade dos resultados ou desempenhos humanos serem mensurados, acompanhados e avaliados em relação ao que a empresa espera como indicadores de desenvolvimento favoráveis. Pois o desenvolvimento organizacional está na maneira de utilizar o potencial das pessoas e colocá-lo, eficazmente, na busca de soluções e de serviços inovadores. Percebe-se então que, a importância da avaliação de desempenho para o crescimento institucional, refere-se principalmente ao fato de poder mensurar o resultado das pessoas da organização em determinado período de tempo, e direcionar suas ações e políticas no sentido de melhorar a atuação organizacional, visando assim, monitorar seu progresso e consolidar a satisfação de seu usuário. Neste contexto, considerando a importância deste processo de avaliação de desempenho para o desenvolvimento organizacional, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), em 2011, com o quadro funcional de 9.451 servidores (6.873 estatutátios e 2.578 outros vínculos empregatícios) lotados em uma estrutura distribuída em 4 distritos urbanos, 1 Rural, 1 Sede Central e mais de 200 unidades de saúde, criou-se uma metodologia de avaliação periódica de desempenho (APD) individual utilizado em ciclos anuais, destinado a mensurar a qualidade do desempenho do servidor público da saúde estável ou estabilizado e servir como critério obrigatório para o seu desenvolvimento na carreira no serviço público. Bem como coletar e disponibilizar informações acerca da qualidade e das deficiências dos instrumentos colocados à disposição do avaliado para o desempenho das suas atribuições
Mensurar a qualidade do desempenho do servidor público da saúde tornando-o critério obrigatório para o desenvolvimento na carreira no serviço público.
Percebendo-se o resultado alcançado de 82,11% de avaliações efetivadas e seu resultado permitir a progressão na carreira, verifica-se a possibilidade de aplicabilidade do procedimento manualmente ou em forma de programa eletrônico no serviço público da saúde, com cautela e restrição quanto à quantidade de servidores.
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