- Vigilância em Saúde
EDINEIA ROSA FERREIRA SANTANNA
- 25 out 2024
Com o objetivo de facilitar o acesso dos trabalhadores, passou-se a ser ofertando atendimento em horário diferenciado para estimular os trabalhadores a desenvolver práticas de prevenção de doenças. Para implantação do projeto, foi realizada divulgação pelas agentes comunitários de saúde da área nas visitas domiciliares e pela equipe na sala de espera dos atendimentos na ESF e através dos meios de comunicação disponível na comunidade, além de um cadastro dos trabalhadores.
A carga horária da maioria dos trabalhadores coincide com a da Estratégia de Saúde da Família, o que dificulta assim a participação em ações de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores. Relatamos aqui a experiência exitosa da ESF do Vilar do município de Macaíba que nesta perspectiva detectou a necessidade da criação de uma atenção voltada aos trabalhadores da comunidade, visto que a atenção aos trabalhadores estava centrada apenas na sua recuperação ou tratamento tardio de doenças já instaladas e que poderiam ser evitadas.
Ressaltamos que ainda há muitos desafios para garantir da integralidade na atenção à Saúde do Trabalhador. É necessário viabilizar novas parcerias para o fortalecimento e ampliação da articulação intersetorial, reconhecer a relação do adoecimento com o trabalho e desencadear os seus desdobramentos. Além de buscar o empoderamento dos trabalhadores através de discussões sobre os riscos relacionados às atividades produtivas que desenvolvem, orientações sobre os direitos trabalhistas e previdenciários, entre outros.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO