Avaliação das ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em Macaíba (RN)

Com o objetivo de facilitar o acesso dos trabalhadores, passou-se a ser ofertando atendimento em horário diferenciado para estimular os trabalhadores a desenvolver práticas de prevenção de doenças. Para implantação do projeto, foi realizada divulgação pelas agentes comunitários de saúde da área nas visitas domiciliares e pela equipe na sala de espera dos atendimentos na ESF e através dos meios de comunicação disponível na comunidade, além de um cadastro dos trabalhadores.

A carga horária da maioria dos trabalhadores coincide com a da Estratégia de Saúde da Família, o que dificulta assim a participação em ações de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores. Relatamos aqui a experiência exitosa da ESF do Vilar do município de Macaíba que nesta perspectiva detectou a necessidade da criação de uma atenção voltada aos trabalhadores da comunidade, visto que a atenção aos trabalhadores estava centrada apenas na sua recuperação ou tratamento tardio de doenças já instaladas e que poderiam ser evitadas.

Ressaltamos que ainda há muitos desafios para garantir da integralidade na atenção à Saúde do Trabalhador. É necessário viabilizar novas parcerias para o fortalecimento e ampliação da articulação intersetorial, reconhecer a relação do adoecimento com o trabalho e desencadear os seus desdobramentos. Além de buscar o empoderamento dos trabalhadores através de discussões sobre os riscos relacionados às atividades produtivas que desenvolvem, orientações sobre os direitos trabalhistas e previdenciários, entre outros.

Principal

Luanna Roberta Paiva de Oliveira

smsmacaiba@rn.gov.br

A prática foi aplicada em

Macaíba

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luanna Roberta Paiva de Oliveira

Conta vinculada

05 jul 2018

CADASTRO

13 mar 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas