Olá,

Visitante

Selo Sergio Arouca de Qualidade de Informação de Sites de Saúde

A Direção da Escola Nacional de Saúde Publica conferiu ao LaISS a competência de oferecer SELO SERGIO AROUCA DE QUALIDADE DE INFORMAÇÃO DE SITES DE SAÚDE aos sítios digitais que se submeterem ao seguinte processo: O Site deve ser avaliado por profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta avaliação deve ser realizada através de uma FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO, contendo os critérios e indicadores. Este instrumento deve ser construído com a participação de profissionais de saúde e usuários do SUS. Ele deve utilizar como inspiração as experiencias semelhantes em execução no mundo e a produção acadêmica internacional sobre o tema. Concluída a avaliação é elaborado um DIAGNÓSTICO que apresenta o grau de conformidade que o site avaliado obteve em de cada critério e indicador. Em seguida, o gestor do site deve fazer as modificações sugeridas e submeter o site a uma nova avaliação. Se estiver em conformidade com os critérios e indicadores o site receberá o SELO SERGIO AROUCA de qualidade da informação. O selo é uma estratégia de comunicação. Ele informa aos usuários que o site é confiável!

A Internet está em toda a parte! Hoje nenhum de nós vive sem buscar, postar ou compartilhar informações online. A saúde desponta como uma das áreas onde há cada vez mais informação disponível para um número cada vez maior de interessados. O PROBLEMA CENTRAL A SER ABORDADO está relacionado com a QUALIDADE DA INFORMAÇÃO de saúde disponível na Web. OU seja: O PROBLEMA é a falta de credibilidade das informações de saúde disponíveis na Internet. Se seu conteúdo for incompleto, incorreto ou incompreensível pode prejudicar o cidadão. Por esta razão, a avaliação da qualidade da informação tem se transformado em um novo desafio para a Saúde Pública no mundo.O Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS), da Escola Nacional de Saúde Pública, é a única iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz voltada para a avaliação da qualidade da informação sobre saúde na Internet. Ele tem expertise no tema, fruto de três experiências e de trabalhos científicos desenvolvidos.

Um site certificado será um site com informações corretas, atualizadas e escritas de forma compreensível. Um site certificado oferecerá estas informações ao cidadão. Com uma informação de qualidade nas mãos o cidadão terá condições de assumir um controle correto sobre sua vida, corpo e saúde. Ele poderá aumentar sua adesão ao tratamento e a prevenção de doenças.

Principal

Andre Pereira Neto

andrepereira@ensp.fiocruz.br

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

R. Leopoldo Bulhões, 1480 - Bonsucesso, Rio de Janeiro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Andre Pereira Neto

Conta vinculada

andrepereira@ensp.fiocruz.br

01 jul 2018

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Estágio na Comunidade: Ações de Educação em Saúde Realizadas na Comunidade Vale da Cachoeira no Municipio de Palmas/To
Tocantins
Práticas
Projeto Cuidar de Quem Cuida
Pará
Práticas
Reorganização da Atenção Primária do Município de Canaã dos Carajás- Pará, Através da Implantação do Acolhimento À Demanda Espontânea e Prontuário Eletrônico do Cidadão Integrado
Pará
Práticas
Educação em Saúde Ferramenta Primordial na Esf Hiperdia
Pará
Práticas
Linguinha solta assegurando um futuro saudável e sustentável
Goiás
Práticas
Incentivando o mais simples em busca de melhores resultados – aleitamento materno
Goiás