Olá,

Visitante

Relato de experiência: grupo de tratamento do tabagismo em uma cidade do Alto Oeste Potiguar, RN

O presente relato de experiência descreve a realização de grupos para tratamento do tabagismo no referido município. O primeiro passo deu-se através dos Agentes Comunitários de Saúde com a realização de uma busca ativa de possíveis interessados, seguido da aplicação de questionário para coleta de informações como: dados pessoais, histórico familiar, grau de dependência à nicotina, motivação para parar de fumar, entre outras. Em seguida, o paciente foi encaminhado ao grupo, que contou com uma média de 10 a 15 pessoas, com sessões de 1 hora e meia, sob coordenação de equipe multiprofissional da Estratégia e no Núcleo Ampliado. As reuniões possuíam assuntos variados e sequenciados, visando fornecer informações e estratégias necessárias para o controle, utilizando as apostilas fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Devido ao crescente índice de fumantes e doenças relacionadas ao fumo no Brasil, houve a ampliação do tratamento contra o fumo oferecido pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo no SUS, visando a prevenção de agravos através de ações que estimulem adoção de comportamentos e estilo de vida saudáveis e contribuam para a redução da incidência e mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco, uma vez que o tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável.

No decorrer dos encontros percebeu-se que a maioria dos participantes fumavam desde adolescentes, mais de um maço de cigarros por dia, e buscavam o fumo em situações de ansiedade, solidão, estresse, alívio das tensões, dentre outros. Entre os motivos para parar de fumar os participantes relataram melhorar a saúde, desperdício financeiro, cansaço físico e opinião alheia. A principal estratégia de combate ao fumo foi a redução numérica gradual. A maioria dos participantes cumpriu fielmente a estratégia, relatando a presença de sintomas físicos como tontura, boca amarga, insônia, dentre outros. No último encontro deste grupo, oito participantes já haviam conseguido parar de fumar

Principal

Thaís Emmanuelle Silva Santiago de Azevedo

azevedo-thais@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Doutor Severiano

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Ayrton Senna, 390, Capim Macio - Natal (RN)

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Cosems RN

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 jul 2018

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba
Práticas
No caminho da formação: o olhar sensível para intervenção no cenário do Consultório na Rua
Paraíba
Práticas
Programa saúde rural – promovendo ações e serviços de saúde para populações de áreas rurais
Paraíba
Práticas
MATERNIDADE CONSCIENTE: CONHECIMENTO INTEGRAL ÀS GESTANTES DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
Formação de grupos terapêuticos na APS: uma importante ferramenta utilizada pela equipe multiprofissional
Paraíba